Translate

sábado, 24 de maio de 2008

Deus TODO - PODEROSO


Gênesis 17:1

No texto lido, Deus apresenta-se a Abraão, tendo este a idade de 99 anos, como o TODO-PODEROSO. Naquela ocasião, Abraão vivia uma situação caseira desconfortável devido a Agar ter saído de casa com seu filho Ismael. Deus, então, se apresenta como sendo o Todo-Poderoso. Ele é o Deus da paz, que se apresenta como Aquele que é capaz de resolver todas as coisas e fazer o impossível acontecer.

Em meio a situações adversas e difíceis, Deus vem se apresentando de acordo com a necessidade de cada um (Ele é o TODO-PODEROSO). Não aparece diálogo entre Deus e Abraão, Ele apenas aparece e fala. Deus não busca explicações pelas nossas atitudes tolas e insensatas, Ele apenas nos fala: “Eu sou o TODO-PODEROSO.”

Logo após se apresentar a Abraão, Deus apresenta duas condições a este:

1) “ANDA na minha presença”

Deus quer dizer com isto para Abraão ter prazer de andar em comunhão com Ele, e assim, Ele requer de nós também. O pecado faz com que nos escondamos da presença de Deus. Assim como Adão e Eva pecaram e se esconderam ao ouvir a voz de Deus, nós também fazemos o mesmo. Deus quer que nós estejamos sempre na presença dEle através da leitura da Palavra e termos prazer em estar comunhão com Ele, não permitindo que o pecado faça com que nos escondamos dEle jamais.

2)”SÊ perfeito”

O nível de perfeição é atingido na pessoa de Jesus Cristo. O caráter perfeito que é realizado através do Batismo com o Espírito Santo.

Deus continua sendo o mesmo TODO-PODEROSO que se materializa em forma de paz, consolo e cura hoje em dia, mas Ele pede que andemos na presença dEle, o que significa ter um compromisso com Jesus Cristo, controlado pelo Espírito Santo.

No verso 3, Deus promete a Abraão uma grande nação. Ele nos promete “pais espirituais”de muitas nações também, se andarmos na presença dEle e sermos perfeitos. A benção (aliança) de Deus em nossas vidas quer produzir algo frutífero. Somos chamados para multiplicar (verso 6) e precisamos dar frutos através do novo e Vivo caminho que é Jesus Cristo.

(Esboço do sermão pregado no dia 10/02/2008, domingo noite, ministrado pelo Pr. Flávio Valvassoura na Igreja do Nazareno Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo.)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)