Translate

sábado, 12 de julho de 2008

Vale de Ossos Secos


Texto Base: Ezequiel 37:1 -14

O relato que lemos no livro de Ezequiel está baseado em um momento histórico do povo de Israel – o povo passava por 17 anos de cativeiro por ter se multiplicado a iniqüidade no meio deles. E, conforme Jeremias 29:11 – “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais – o profeta Ezequiel olha para o povo de Deus e vê o futuro que Deus tinha reservado para Israel.

Mas por que ossos secos no vale?

O profeta está tendo uma visão. Note bem que Deus não o enviou a um cemitério, mas sim, a um Campo de Batalha – mostrava ao profeta o resultado da derrota do exército israelense – algo tinha acontecido ali, Deus mostrava ao profeta que aquela condição (ossos secos) refletia algum problema que estava escondido. De acordo com Deuteronômios 28: 25,26 – “O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra. E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantaráo povo havia abandonado a lei do Senhor.

No versículo dois, Deus faz o profeta andar pelo vale dos ossos secos - lugar onde a esperança fora embora, onde sonhos e projetos de vida foram abandonados e esquecidos – para que este diagnosticasse por si mesmo a condição daqueles ossos – sequíssimos.

E o profeta vira-se a Deus e pergunta: Poderão reviver estes ossos?” E, segundo o ponto de vista humano, ele mesmo declara ao Senhor: “Nada poderá mudar este quadro, Senhor, só Deus!

Os ossos secos vistos pelo profeta podem ser traduzidos para o teu cotidiano como sendo: o teu casamento em perigo, uma doença incurável que tu possas estar presenciando, um quadro tido como impossível ou qualquer outra situação que somente Deus possa mudar! Assim como lemos em Romanos 4: 17 – “(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem - Deus pode mudar toda e qualquer situação para que Seu nome seja glorificado!

Uma curiosidade interessante na vida de Ezequiel é que lemos no capítulo 20, o Senhor o mandando profetizar às florestas; depois no capítulo 36, aos montes; e por fim, no capítulo 37, aos ossos secos – situações mortas, secas ou sequíssimas da vida.

Aprendemos quatro lições para a nossa vida através deste texto da Bíblia:

1ª. Lição: (verso 26): No verso um, o povo vivia sem esperança em meio dos ossos secos e no verso três, constataram que Só Deus os poderia livrar daquele estado de podridão!

Em meio às situações de ossos secos, meu amado, só Deus pode te dar esperança e vida!

2ª.Lição: A condição pode ser caótica mas não é imutável (irreversível);

Conforme Sofonias 3:20Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o SENHOR – Não há nada que é impossível para Deus.

Nos versos cinco e seis, lemos o que irá fazer em favor do povo de Israel: “Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR” - trazendo para o teu cotidiano pode-se traduzir como: pele nova para o teu casamento, tendões novos sobre teus sonhos e carne nova em áreas que já estão apodrecidas em tua vida! Deus pode mudar e transformar tudo em tua vida, amado, para que o nome dEle seja glorificado! Na Bíblia vemos relatos de pessoas que passaram por “ossos secos” como Daniel, que passou pela cova, mas não ficou lá; José, que passou pela prisão, mas não ficou lá e tantos outros heróis na fé. Com a tua vida não será diferente, tu podes passar pelo vale de “ossos secos”, mas tu não ficarás lá porque o Senhor pode mudar tua situação. Toda luta é passageira!

3ª. Lição: (verso 4): A Palavra de Deus é Poderosa;

Lendo a Palavra de Deus encontramos diversas citações de que Ela é mesmo Poderosa, é capaz de discernir nossos pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 -“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração vemos também que Ela permanece para sempre, é eterna, o mesmo que foi escrito para o povo no passado também vale para nós hoje, porque a Palavra permanece para sempre, em I Pedro 1:23 – “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre – vemos também que as palavras contidas na Bíblia são espírito e vida, é somente através da leitura da Palavra que encontramos vida! em João 6:23 – “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Passam os céus, passam a terra, mas não passa a Palavra a Deus!

4ª. Lição: (verso 9): Devemos ser voz profética, não se calar diante de nossas adversidades

Vemos no texto lido que Deus fala ao profeta para profetizar, e conforme isto acontecia, situações eram transformadas: ossos secos transformaram-se em carne humana; a carne humana ganhou vida. Quando profetizamos também, O Vento do Espírito sopra – impacta às circunstâncias a nossa volta. Deus hoje nos diz para profetizarmos às circunstâncias caóticas que enfrentamos, pois Ele quer nos trazer vida! Deus tudo pode!


(Montagem feita através do sermão pregado dia 08/07/2008, terça-feira, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Jocymar Fonseca, anotado por Lucas Tognolo)

(Jocymar B. Fonseca é formado pelo Seminário Nazareno em 1994 e faz parte da Equipe Pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas desde 1995 na qual atua como pastor responsável pelo ministério de louvor e adoração e é líder do ministério Celebrai.)