Translate

segunda-feira, 16 de junho de 2008

“Levando Cativo todo Pensamento”


Texto Base: II Coríntios 10:4,5

Quando lemos as Sagradas Escrituras encontramos conforto, mas de repente, bate o desespero ao nos depararmos com situações adversas da vida. Muitas pessoas são fáceis de serem manipuladas e podem ser presas fáceis de ventos de doutrinas falsas e heresias. Há muitas situações que infiltram nossos lares dos mais diversos modos disponíveis na mídia. De todas as batalhas que enfrentamos durante a jornada diária, a mais terrível é sem dúvida, a batalha dos pensamentos. A mente humana é uma arma perigosa no que ela pode gerar em mim e em ti.

Devemos tomar cuidado com alguns raciocínios que se opõem a Palavra de Deus, dentre eles, destacamos:

(a) ORGULHO – Algumas pessoas formulam idéias e conceitos que se elevam àquilo descrito nas Escrituras Sagradas, devemos tomar cuidado ao tentarmos entender às Escrituras Sagradas com a nossa própria inteligência, ao estudar as Escrituras, devemos levar cativo todo pensamento e torná-lo obediente à Cristo.

(b) CARNALIDADE – referido às obras da Carne descritas em Gálatas 5:19,21; são elas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. E Paulo nos adverte, "Aqueles que tais coisas praticam não herdarão o Reino dos Céus." Devemos agir como no Espírito, de acordo com Gálatas 5:16, e de modo nenhum satisfaremos os desejos da carne.

Enquanto estivermos nesta Terra e a trombeta não soar, existirão lutas para o povo de Deus, conforme lemos em Tiago 4:17, o inimigo nosso adversário está ao nosso redor bramando com um leão procurando nos devorar. Devemos resistir ao diabo e ele fugirá de nós por sete caminhos, como está escrito: "O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença." (Dt 28:7).

O Apóstolo Paulo já nos alertava em II Coríntios 12:20 de que temia encontrar o povo em meio à carnalidade. Aquele que está em pé cuide-se para que não caia! Está escrito em Romanos 1:18 que, “A ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça.” Se quisermos viver cheio do Espírito devemos conhecer dois lugares, são eles:

(a) CALVÁRIO – negação de si mesmo. Somos livres quando encontramos o Calvário, pois foi lá que Deus cravou todo escrito de culpa que era contra nós!

(b) PENTECOSTES – chama-se purificação. Para vencermos a carne precisamos passar pelo fogo purificador. Esvaziarmos-nos de nós mesmo e encher-nos do Espírito.

Que neste dia o Espírito Santo possa tocar o seu coração para encontrar o Calvário, liberar todo fardo que carrega e também, que você possa se purificar no Pentecostes, de toda imundície que há no mundo. Louvado seja o nosso Deus!


(Montagem feita através de sermão ministrado no dia 07/06/2008, sábado a noite, pelo Pr. Alex Fonseca, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo).

(Alex B Fonseca formou-se pelo Seminário Teológico Nazareno - 1994, estudou em Point Loma Nazarene University - 96-99, especializando-se nas seguintes áreas: Língua Inglesa, Ministério com Adolescentes e Jovens, e Mestrado em Ministérios; atuou na Igreja do Nazareno de San Jacinto - CA – USA, como pastor voluntário junto ao Ministério de Juniores e Louvor; e como missionário responsável no Louvor, Evangelismo, Jovens e Missões, na Igreja do Nazareno em Tehachapi - CA – USA, 1998-2001, faz parte da Equipe Pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas desde 2001)

Por quê estás triste?


Dois homens caminhavam, lentamente, como quem não espera chegar a lugar algum, alimentados por uma profunda dor – a saudade, e derrotados por outra ainda maior: a decepção.

De repente, o silêncio mórbido foi interrompido pela voz de um outro viajante, em cujo coração a decepção não achara lugar, e a saudade era muito clara: rever velhos amigos, companheiros de três anos de peregrinação, como atalaias da paz, arautos do bem e mensageiros do amor.

Aquele homem, com uma voz estranhamente familiar, quebra o silêncio, como todo amigo que retorna, sem precisar pedir licença, e foi questionando o lado sombrio daquele silêncio denunciador: Por que estás triste?

Esta seria mais uma história qualquer, de alguém que especula, curiosamente, a dor dos outros, sem o interesse real de ajudar, não fora aquele homem, Jesus. Aquela estrada, até então desconhecida, eternizou-se Estrada de Emaús, o caminho onde a saudade e a decepção são vencidas pela presença de quem traz consigo segurança, alegria e paz.

Todos nós encerramos essa “estrada” em nossa vida. São aqueles momentos que nos envolvem intenso sofrimento, convertido em aparente indomável angústia; é a presença da perplexidade, sentimento de abandono e decepções, acompanhado de medo do amanhã.

Em Emaús, a sensação de abandono é intensa, principalmente porque a poeira dos desencontros esconde, dos olhos, o brilho da esperança; e os ventos que sopram em sentido contrário, fazem perder de vista o norte da vida. Caminhar sob lágrimas é, não raro, tropeçar na própria dor, e machucar, cada vez mais, o coração ferido.

Emaús, também, é caminho de redenção; de vitória que surge, quando não há mais horizontes; de esperança concebida nas entranhas da fé. Emaús é o caminho por onde Deus acompanha nossos passos, ouve nosso lamento e pergunta: Por que estás triste?

Ele é o terapeuta que nos escuta com empatia. É o médico que prescreve o remédio que cura; o amigo que conhece os segredos do coração; a paz, em meio a intensa turbulência; voz que quebra o silêncio na caminhada solitária.

A Estrada de Emaús é a exata distância entre a dor e o refrigério que procuramos. Entre o sofrimento e a paz que precisamos; entre nossos temores e a segurança de um amanhã melhor. O que nos importa, mesmo, não são as distâncias que percorramos, mas a certeza de um lugar certo, onde nossos passos se encontrarão com os passos de Deus.


Por que estás triste? Deus não desiste de nós. Quer estar conosco. Gosta de fazer companhia. Quem sabe, está apenas esperando o convite: Fica conosco, Senhor! A partir de então, Emaús passa a ser a estrada da vitória, pavimentada pela esperança, pelo conforto da presença de Deus.

(Texto extraído do portal http://www.pibjp.com.br, edição de 04/03/2008 )
(Estevam Fernandes de Oliveira, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, PB, é Psicólogo Clínico e Terapeuta Familiar, conferencista nas áreas de Família e Liderança; mestre e doutorando em Ciências Sociais).