Translate

segunda-feira, 16 de junho de 2008

“Levando Cativo todo Pensamento”


Texto Base: II Coríntios 10:4,5

Quando lemos as Sagradas Escrituras encontramos conforto, mas de repente, bate o desespero ao nos depararmos com situações adversas da vida. Muitas pessoas são fáceis de serem manipuladas e podem ser presas fáceis de ventos de doutrinas falsas e heresias. Há muitas situações que infiltram nossos lares dos mais diversos modos disponíveis na mídia. De todas as batalhas que enfrentamos durante a jornada diária, a mais terrível é sem dúvida, a batalha dos pensamentos. A mente humana é uma arma perigosa no que ela pode gerar em mim e em ti.

Devemos tomar cuidado com alguns raciocínios que se opõem a Palavra de Deus, dentre eles, destacamos:

(a) ORGULHO – Algumas pessoas formulam idéias e conceitos que se elevam àquilo descrito nas Escrituras Sagradas, devemos tomar cuidado ao tentarmos entender às Escrituras Sagradas com a nossa própria inteligência, ao estudar as Escrituras, devemos levar cativo todo pensamento e torná-lo obediente à Cristo.

(b) CARNALIDADE – referido às obras da Carne descritas em Gálatas 5:19,21; são elas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. E Paulo nos adverte, "Aqueles que tais coisas praticam não herdarão o Reino dos Céus." Devemos agir como no Espírito, de acordo com Gálatas 5:16, e de modo nenhum satisfaremos os desejos da carne.

Enquanto estivermos nesta Terra e a trombeta não soar, existirão lutas para o povo de Deus, conforme lemos em Tiago 4:17, o inimigo nosso adversário está ao nosso redor bramando com um leão procurando nos devorar. Devemos resistir ao diabo e ele fugirá de nós por sete caminhos, como está escrito: "O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença." (Dt 28:7).

O Apóstolo Paulo já nos alertava em II Coríntios 12:20 de que temia encontrar o povo em meio à carnalidade. Aquele que está em pé cuide-se para que não caia! Está escrito em Romanos 1:18 que, “A ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça.” Se quisermos viver cheio do Espírito devemos conhecer dois lugares, são eles:

(a) CALVÁRIO – negação de si mesmo. Somos livres quando encontramos o Calvário, pois foi lá que Deus cravou todo escrito de culpa que era contra nós!

(b) PENTECOSTES – chama-se purificação. Para vencermos a carne precisamos passar pelo fogo purificador. Esvaziarmos-nos de nós mesmo e encher-nos do Espírito.

Que neste dia o Espírito Santo possa tocar o seu coração para encontrar o Calvário, liberar todo fardo que carrega e também, que você possa se purificar no Pentecostes, de toda imundície que há no mundo. Louvado seja o nosso Deus!


(Montagem feita através de sermão ministrado no dia 07/06/2008, sábado a noite, pelo Pr. Alex Fonseca, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo).

(Alex B Fonseca formou-se pelo Seminário Teológico Nazareno - 1994, estudou em Point Loma Nazarene University - 96-99, especializando-se nas seguintes áreas: Língua Inglesa, Ministério com Adolescentes e Jovens, e Mestrado em Ministérios; atuou na Igreja do Nazareno de San Jacinto - CA – USA, como pastor voluntário junto ao Ministério de Juniores e Louvor; e como missionário responsável no Louvor, Evangelismo, Jovens e Missões, na Igreja do Nazareno em Tehachapi - CA – USA, 1998-2001, faz parte da Equipe Pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas desde 2001)