Translate

quinta-feira, 17 de julho de 2008

“Os Impossíveis dos Homens são Possíveis para Deus”


Texto Base: Lucas 1: 26-38

A palavra que é maior inimiga da Fé é a impossibilidade. Diante do impossível, nossa tendência é a de parar e retroceder. Todos nós sofremos de impossibilidades em áreas da nossa vida que tentamos resolver com nossas próprias forças e nada conseguimos. Mas amado, o que é impossível para Deus? Nada. Para Deus não há impossíveis.

Ao longo da história do mundo, observamos diversos acontecimentos que outrora eram impossíveis e hoje se tornaram possíveis. Como por exemplo, a evolução do telefone; quem diria nos anos 50-60 que hoje seria possível a comunicação entre duas pessoas em países longíssimos em tempo real com perfeita qualidade de som e imagem? Quem diria nos anos 50-60 que hoje seria possível circular de um lugar a outro em um curto espaço de tempo? A impossibilidade existe para ser vencida, e ela é vencida pela fé que a transforma em realidade dentro de nossa história.

O nascimento de Jesus se deu em uma pequena cidadezinha, chamada Nazaré, na época desprezada por todos por não ser um grande centro urbano. Filipe mesmo quando perguntado se alguma coisa boa poderia vir de Nazaré disse: “Venha e Veja!” Deus apenas se importa com a nossa disponibilidade de ver e crer no milagre.

Um fato interessante que podemos extrair do texto lido é que é Deus quem dá início ao milagre. Note bem que não foi Maria quem ora para que o anjo aparecesse a ela, mas Deus o enviou. Deus hoje te diz assim como disse a Maria: “Você está nos Meus planos!” É Ele quem começa o processo de milagre em tua vida.

Quando o anjo então aparece a Maria, ele diz a ela: “Alegra-te, muito favorecida” e “O Senhor é contigo”. E aqui aprendemos a primeira lição para vencermos o impossível – Assim como Maria foi muito favorecida, você e eu também, encontramos o favor de Deus em nossas vidas. Deus nos amou tanto que nos Deus o Seu único filho para morrer em nosso lugar, Ele estendeu Sua mão e nos deu o Seu favor! Deus visita a cada um de nós em nossa “Nazaré” e nos diz: “Você é muito favorecido!”

O anjo também disse a Maria que o Senhor era com ela, e assim Ele é conosco também - nosso Deus não muda, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, pois Ele é o nosso pastor e nada nos faltará. Conforme o apóstolo Paulo nos diz em Romanos 8:31Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” As coisas que Deus diz não foram feitas para tentarmos entender, apenas crer, porque para Deus não haverá impossíveis.

A segunda lição que aprendemos para vencer o impossível está no verso trinta“Achaste graça” – Quando achamos graça diante de Deus, não há explicações para o que Ele fará em nossas vidas. Ele faz o impossível (aquela porta de emprego que você espera, aquele relacionamento ressurgir das cinzas, dentre outras coisas) tornar-se possível porque Ele simplesmente encontrou graça em ti.

Note bem no texto lido que por Deus ter encontrado graça em Maria, Ele faz da história dela um novo marco – o nascimento de Jesus – algo que simplesmente dividiu a história da humanidade em duas partes (antes e após aquela data). Meu amado, quando Deus entra em cena, Ele está disposta a fazer da tua história um novo marco, um divisor de águas, para que o nome dEle seja engrandecido.

Agora perceba no verso trinta e quatro quando Maria pergunta ao anjo: “Como será isso? Pois não tenho (...)” Muitas vezes nós também fazemos o mesmo que Maria, dizemos a Deus não tenho (dinheiro, forças para continuar, condições físicas para isto ou aquilo). Devemos ter cuidado com esta expressão (não tenho) – o anjo veio, anunciou a Maria o milagre e Maria ao responder “Não tenho” desmonta toda a base daquele que fora enviado do Senhor para comunicar a benção. Mas o anjo ainda explica a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”. Quando o Espírito Santo apodera-se de nós, realizamos impossíveis! Como está escrito na Palavra em Zacarias 4: 6Respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos”. É pelo Espírito Santo que poderemos revolucionar as situações caóticas que vivemos – sejam elas, o nosso casamento, família, emprego, relacionamentos.

No verso trinta e seis, o anjo compartilha com Maria um milagre – a gravidez de Isabel sua irmã – quando fazemos o mesmo alguém do nosso lado poderá estar com o coração aquecido para crer no que Deus pode fazer na vida dele. Se ele faria com Isabel poderia fazer com Maria também. Pode parecer impossível, mas Deus tudo pode, porque para Ele não há impossíveis em todas as Suas promessas!

E concluímos o texto das Escrituras com a resposta de Maria ao anjo, no verso trinta e oito“Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”. Quer ser abençoado hoje também? Comece, assim como Maria, a apresentar-se a Deus como um servo e com o coração disposto à vontade de Deus, pois hoje Ele encontrou graça em ti também! Deus te abençoe!


(Montagem feita a partir do sermão pregado dia15/07/2008, terça-feira, pelo Pr. Flávio R Valvassoura na Igreja do Nazareno Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)