Translate

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O Bom Perfume de Cristo!


Texto Base: II Coríntios 2: 14-17

O cheiro de uma pessoa, muitas vezes, define a qualidade de uma situação por ela vivida. Todos nós temos um cheiro; seja ele agradável ou não, e o que Paulo nos fala na carta aos coríntios é de que este cheiro precisa ser o bom perfume de Cristo – o perfume que muda o lugar onde estamos e a vida das pessoas com as quais andamos.

Mesmo em uma vida de triunfo, precisamos fazer com que seja manifesta a fragrância do bom perfume de Cristo, como no verso quatorzeMas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento o bom perfume muda o aroma do ambiente em que vivemos!

Que cheiro é esse que devemos exalar?

Em Gênesis 8:20,21 – Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor sentiu o aroma agradável e disse: Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é integralmente inclinado ao mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. Precisamos aprender assim como Noé, a fazer todos os dias, com que o Senhor se agrade de nosso perfume.

O que é que faz com que as narinas de Deus sejam “agredidas” com o mau cheiro?

Falta de Compromisso – Falta de muitas coisas na nossa vida fazem com que exalemos um mau cheiro, mas acima de tudo, está a falta de compromisso para com as coisas de Deus – falta compromisso com a oração, com a igreja, com o pastor, com a leitura da Palavra. Cheira mal para Deus uma vida marcada por relacionamentos amargos, falta de caráter nas negociações, um vocabulário maldito, fofocas constantes.

Precisamos exalar um bom aroma, agradável ao Senhor, e só há uma maneira de conseguir isto: arrancando o mau cheiro de nossas vidas, tudo o que está podre e colocá-lo para o lixo. O mau cheiro incomoda a todos; ninguém gosta de andar perto de alguém que cheira mal, e assim também é ação do Espírito Santo em nossas vidas. O Espírito Santo não habita em meio a lixo, mas aonde há um aroma agradável a Ele. Precisamos ter o mesmo cheiro em qualquer lugar em que andemos, nas ruas, em casa, no trabalho, na igreja; para que a unção do Espírito Santo esteja em nossas vidas!

Quais são as áreas da tua vida que trazem mau cheiro? Podem ser que sejam amizades destrutivas – precisamos andar com pessoas que exalam o mesmo cheiro que nós, se não, uma “confusão de cheiro” torna-se em uma enxaqueca! – pode ser que seja um vocabulário maldito, atos e atitudes que não condizem com quem teme a Deus. Quando as diversas áreas da nossa vida começam a cheirar mau; é hora de começarmos a limpá-las. Se Cristo está em nós, só há um perfume que deve estar cheirando em nossas vidas: O Bom perfume Dele!

O Espírito Santo quando entra em nossas vidas, entra como fogo purificador: limpa tudo que exala um mau cheiro e deixa tudo mais doce que o mel com a presença do Redentor em nossos corações. Deus hoje quer trabalhar em nossos corações, meus queridos! Que Ele te abençoe e te guarde de todo mal.

(Montagem feita a partir do sermão pregado dia 25/08/2008, segunda-feira, na Igreja do Nazareno Central de Campinas pelo Pr. Flávio R Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo.)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)