Translate

sábado, 5 de julho de 2008

Não te aflijas!

Muitas vezes nós deixamos que pequenas coisas entrem em nossos corações. Até sem querermos elas entram, e quando menos esperamos, tomam conta de nós, nossos sonhos e desejos. O mais “engraçado” é que tudo acontece quando queremos mudar ou tomar uma decisão. É como quando alguém entra em um regime, e fala: “não vou mais comer chocolate” - ao sair de casa, no outro dia, todos na rua estão comendo chocolate! Ou também quando você faz jejum – Heloisy diz:“Não sei se isso já aconteceu com vocês, mas sempre que eu faço jejum, ao chegar em casa, vejo que tem AQUELA comida”.


No teu período de decisão o “mundo” quer te testar, ver até onde você consegue resistir, ver se você está realmente firme na tua decisão. E para que você possa ir em frente e não permitir que algo ruim entre em teu coração, é necessário que você possa entender um pouco sobre ele.


O coração é o centro de tudo. É onde as coisas acontecem. Dele procedem os nossos desejos. O coração é a porta de entrada e saída de tudo, e querendo ou não, ele é enganoso - Jeremias 17:9: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?. Muitas vezes, ele deixa certas coisas entrarem e nele permanecerem, o que pode provocar em nós angústia, trazendo-nos incerteza e abalando a nossa vida: na nossa casa, com os nossos amigos e com Deus. De repente, nós focalizamos exclusivamente nessa decisão e sem perceber, cada vez mais coisas vão entrando e tomando posse de nosso ser. É aí que começa uma luta diária para sabermos se devemos ou não ir em frente com isso. Então, a Palavra nos diz em Provérbios 4:23: “Sobretudo o que se deve guardar, guarde o seu coração, pois dele procede as saídas da vida”.


Depois que você já se encontra perdido entre essas idéias e planos, a coisa mais difícil a fazer é parar, colocar tudo em ordem, “arrumar a casa e fechar a porta". Afinal, você já tinha expectativas, e acreditava que aquilo era o melhor. Quantos de vocês já se sentiram assim?

Mas saiba hoje que Deus tem o melhor para você. Ele vira pra você e te diz conforme Isaías 41:10 : “Não temas, pois Eu sou contigo”. Ele pega na tua mão e te fala: Eu estou contigo. Vamos arrumar a casa!


E, por mais difícil e mais doído que pareça, Deus estará do nosso lado em todo tempo. Ele aliviará as dores e nos guiará para o caminho certo e não deixará que a nossa dor seja tão dolorosa porque toda dor, na cruz, já foi levada. Ele já nos aliviou de toda dor! E tudo o que Ele quer é o melhor para nós! Deus te abençoe!


(Esboço do sermão pregado por Heloisy Marangoni no Culto dos Juremas, 19/06/2008, unidade do Anglo em Ilha Solteira/SP)