Translate

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Principios para uma Vida Melhor

Texto Base: Josué 3:1,5

Há sempre um momento na nossa vida no qual precisamos definir algo novo para nós. É interessante notar que a Bíblia é a Palavra revelada de Deus para nossas vidas, nEla contém a vontade de Deus para cada um; é a Voz de Deus que nos dá a direção certa em meio a situações difíceis.

Josué tinha como missão levar o povo ao ritual da passagem, algo novo, para que pudessem usufruir das promessas de Deus feitas por meio de Moisés. O povo, por desobediência e idolatria, não pode chegar a Terra Prometida e, coube a Josué instruir aos descendentes alguns princípios a fim de que não cometessem os mesmos erros dos seus antecessores e chegassem ao lugar onde Deus queria levá-los.

1º. Princípio – Todos nós precisamos de guias
A Arca do Senhor representava a Presença de Deus no meio do povo; é Ele quem mostra o caminho! Nossos sonhos, planos, questões familiares e de trabalho; tudo deve ser feito segundo a direção que Deus aponta para nós. Muitas vezes temos o hábito de querer partir do ponto A para o ponto B por nossa própria decisão, sem antes consultar ao Senhor e daí surgem lutas, pela precipitação de querer fazer tudo da nossa maneira.
Precisamos lembrar, conforme o Salmo 23, que Deus vai à nossa frente e que os caminhos Dele são perfeitos e nos leva a perfeição!

2º. Princípio – Seguir a Deus
Quando virmos a Presença de Deus, precisamos também ter uma atitude ativa; mais que um conselho, significa uma ordem. Seguir a Deus é o grande segredo para cruzar o rio e desfrutar de uma vida plena com Ele, para isso, faz-se necessário manter os olhos fixos em quem nos guia, se não, perdemos a referência para onde ir.
Jesus é o guia perfeito que sabe o caminho para uma vida plena e deseja nos pegar pela mão para que o sigamos!

3º. Princípio – Santificação
Um caminho de santidade sempre nos levará aonde Deus quer nos levar. O caminho para a maravilha passa pela santificação: uma vida pura e reta diante do Senhor Jesus. Do mesmo modo quando um GPS acusa um erro de trajeto em um veículo e recalcula a rota correta, precisamos concertar tudo em nossas vidas que está andando na contramão da vontade de Deus, de modo contrário, o resultado será catastrófico! Se continuarmos no pecado, falharemos. Precisamos buscar a Deus porque só Ele tem o rumo certo para a nossa vida.

Neste dia, Deus deseja nos dá direção para questões de nossa vida que precisam ser ajustadas. Para isso, precisamos buscá-Lo, segui-Lo e santificarmos nossas vidas. Um Deus santo fala ao coração de quem é santo e faz maravilhas no meio do seu povo.

Que Deus te abençoe!

(Sermão pregado dia 06/06/2010 na Igreja do Nazareno Central de Campinas pelo Pr. Flávio Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)