Translate

sábado, 14 de novembro de 2009

Amar a Deus e ao Próximo


Texto base: Mt 22: 34,40

Alguns fariseus, calados, em virtude das respostas que Jesus lhes dava sobre assuntos da Lei judaica, reuniram-se certo dia com o intuito de pega-Lo em contradição. Um deles, certo dia, perguntou a Jesus qual era o grande mandamento e a resposta que ouviu foi surpreendente. Jesus, o Mestre dos mestres, resumiu todos os que existia em apenas dois: Amar a Deus e Amar ao Próximo.

Amor é mais que um sentimento; é algo que nos referencia como seres humanos e nos faz mais semelhantes a Cristo. Porém, esse Amor tem se esfriado em nosso meio nos últimos dias e isso, não pode continuar assim! Se quisermos ser uma geração provada pelo Fogo e pelo Senhor Jesus dar a nossa vida, precisamos praticar esse grande mandamento ensinado por Jesus: Amar! A Palavra de Deus nos diz que aqueles que não amam, não conhecem a Deus, pois Deus é Amor; e ainda diz que quem não ama a Deus, que seja anátema! Precisamos Amar a Deus, acima de quaisquer escolhas, porque Ele nos amou primeiro!

O apóstolo Paulo descreve em I Coríntios 13 sobre o Amor, dentre todas as características destaco que quando amamos entendemos que Deus tem a primazia sobre nossas vidas. Amar é doar-se e ser responsável! Sem amor, todo dom e talento de nada valeriam. Amar a Deus acima de todas as coisas, significa que não conseguimos ficar longe da presença dEle – falar com Deus, ler a Bíblia e comunicar aquilo que Cristo fez e faz em nossas vidas ao nosso próximo.

O amor ensinado por Jesus não busca seus próprios interesses e jamais acaba. Busquemos a Deus pelo que Ele é e não simplesmente pelo que Ele faz! Deus requer de nós um relacionamento íntimo com Ele e conta conosco para que possamos impactar a nossa geração.

Amar ao nosso próximo representa suportar a todos, independentemente de suas características pessoais. Nenhum ser humano é isento de falhas! O amor ao próximo supera quaisquer defeitos e nos aproxima como seres humanos. Que tipo de amor temos vivido? A paixão, segundo o mundo, é passageira! Mas o Amor ensinado por Jesus dura para sempre!

Não amemos apenas de palavras, mas de fatos e verdades. Louvemos a Deus porque somos livres para anunciar o Seu Amor dentro de nosso país a todos que nos cercam.

É hora de repensarmos o amor que temos vivido e deixar que o Fogo de Deus queime toda palha e o Seu Amor transborde em nossos corações a ponto de contagiar o nosso próximo. Entregar-se a Deus por inteiro é amá-Lo com todas as nossas forças e amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Que Deus abençoe vocês!

(Pr. Fábio Mica – sermão ministrado no encontro do Ministério Conexão, JNI Central de Campinas, sexta, 13/11/2009)