Translate

domingo, 28 de dezembro de 2008

Prosseguir para o Alvo!


Texto Base: Filipenses 3:12,16

Há diversas coisas na nossa vida que precisam estar sempre sendo revistas. Às vezes, é necessário que façamos com muita maturidade e sinceridade, um retrospecto de nossos atos e atitudes; olharmos no espelho para vermos como realmente somos. Todos nós precisamos estar sempre melhorando; e é isto que lemos no texto de Filipenses.

O que precisamos fazer para começar o próximo ano com uma nova perspectiva?

Em alguma área da vida precisamos melhorar; quer seja como marido/esposa, sendo mais carinhosos, atenciosos, ou em tantas outras áreas. Deus tem um plano perfeito para cada um de nós a ser cumprido, para isto, precisamos estar sempre em processo contínuo de melhoria.

Dentro da prisão, quando Paulo escrevia a carta aos Filipenses, ele nos diz: “Eu preciso melhorar.” Ele estava dizendo que precisava avançar para cumprir com aquilo que fora chamado a fazer em Cristo, Jesus. Em Jesus tudo é novidade. Quando estamos nEle, tudo na nossa vida torna-se novidade – nossa forma de falar, agir, vestir; enfim, tudo se faz novo! Precisamos mudar.

No texto de Paulo lido notamos alguns verbos de ação utilizados por Paulo de modo a ser mais incisivo naquilo que ele gostaria de ensinar. O primeiro grande problema que Paulo nos exorta é quando nós achamos que já estamos bons demais – quando tudo que fazemos é bom e agradável e nada precisa ser mudado. Quando isto ocorre, paramos de crescer! Por mais que todos julguem que estamos indo bem; se ainda insistirmos, podemos melhorar. Não podemos nos acomodar, mesmo quando as coisas parecem estar boas; precisamos estar sempre prosseguindo para o mesmo Alvo.

O primeiro verbo de ação que lemos é Prosseguir – Meus amados; não podemos ficar parados jamais. Precisamos caminhar e entendendo que a única forma de vencer é continuar caminhando.

O segundo verbo de ação que lemos é Esquecer – Meus queridos; Paulo nos escreve dizendo: “Uma coisa faço” – Precisamos fazer uma coisa que é nos esquecer das coisas passadas, das feridas do passado e das situações dramáticas e melancólicas vividas por nós no passado. Tudo podemos esquecer na pessoa de Jesus Cristo, o único que tem o poder para curar e sarar nossas feridas da alma. Precisamos aprender a ser felizes, a olharmos para frente na certeza de que o que passou já é passado. Devemos olhar para o amanhã com esperança de que Deus tem coisas boas para cada um de nós.

Só há um jeito de esquecer o passado: Avançando para frente! Temos que avançar, melhorar.

O terceiro verbo que lemos é Seguir – Meus queridos; temos que seguir para uma direção específica: seguir para o Alvo. Quem não tem alvo não segue para lugar nenhum!

Aonde queremos chegar no próximo ano? Precisamos ter um alvo – Estudar, trabalhar, casar, construir uma casa ou quaisquer outros alvos. Assim como está escrito em I Coríntios 9:26,27 – “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” Sem alvo, viramos apenas um belo discurso dentro da igreja. Precisamos seguir para um Alvo!

Nosso Alvo, além de tantas coisas, deve ser também para melhorarmos como cristãos. Notem bem que no caso de Paulo, era para o prêmio da Soberana Vocação (Paulo buscava as coisas eternas). Precisamos buscar exalar o bom perfume de Cristo, nos envolver mais com as coisas do Reino e não perder as oportunidades de sermos canais de bênçãos nas vidas das pessoas a nossa volta; caso contrário, o tempo voa e nada fizemos.

Assim como Paulo, ao final de sua vida, pode dizer: “Combati o bom combate”; precisamos chegar ao final de nossas vidas tendo a certeza de que completamos a nossa carreira na fé com todas as nossas forças. É somente com a graça de Deus que conseguimos produzir algo, que conseguimos melhorar a cada dia e ser aquilo que Ele deseja que sejamos quando ninguém mais está nos vendo. Devemos ser a cada dia mais semelhantes a Cristo. Deus tem coisas grandes pela frente e aqueles que crêem digam Glória a Deus! Deus abençoe a todos.

(Montagem feita a partir do sermão pregado dia 28/12/2008, domingo pela noite, na Comunidade da Esperança – Templo do Jubileu no Alto do Taquaral- Camus II da Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Flávio Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)