Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2008

“Ninguém Ti Poderá Resistir”


Texto Base: Josué 1:1-9

Deus sempre usa quem estiver mais preparado. Para sermos o primeiro no Reino dos Céus, precisamos aprender a SERVIR. No texto, Josué assume este desafio: Levar o povo para outra dimensão. Até aqui eles viviam no sobrenatural, vivenciavam as promessas de Deus; mas então, eles começariam a vivenciar grandes batalhas, um novo tempo de conquistas.

Assim é conosco também, chega um momento de vivenciarmos uma nova etapa da vida, um novo tempo de conquistas: Trabalhar para que a bênção de Deus alcance a vida do povo. Todos nós precisamos de um encontro com Deus, de algo sobrenatural: Um Encontro de Conquistas na nossa vida em qualquer área que seja. Chega uma hora em que todo filho (a) precisa se desvincular dos pais e vivenciar um tempo de conquistas, um novo estilo de liderança pessoal.

Dentro desse chamado, Deus diz a Josué: “Ninguém ti poderá resistir!” Independente do que o futuro lhe reserva não te preocupes porque ninguém te poderá resistir. Josué estava diante do desconhecido, diante de um gigante, MAS Deus o diz para não desanimar. Assim como aprendemos com o Apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós quem será contra nós?”

Deus conhece o nosso coração e nos fala de uma forma pessoal, Ele sabe que diante de algumas coisas precisamos de uma palavra de ânimo – passar para outra margem do Jordão para então vivenciarmos o novo tempo de conquistas que Ele tem para nós. Ele nos diz assim como disse a Josué: “Tão somente SÊ FORTE e CORAJOSO!”

Deus usa esses dois ingredientes – – É a nossa força e a nossa coragem que em Cristo podemos passar por qualquer desafio.FORÇA e CORAGEM

Quando nos esforçamos é quando nós estamos quase cansados e nos desprendemos de algo fora do comum. Àqueles que estão dispostos a usar de uma força fora do comum são os que alcançam as bênçãos de Deus. Na Bíblia vemos alguns exemplos de pessoas que assim fizeram:

1º Exemplo: ELIAS – Ele precisava reedificar o altar de Deus e para isto, precisou buscar algumas pedras com muito suor. No final, viu a glória de Deus descer sobre aquele lugar.

Deus honra nosso esforço: levantar cedo, estudar estratégias e esforço são elementos que Ele nos pede. E como conseqüência, Ele nos diz: “Ninguém poderá ti resistir”

2º. Exemplo: DANIEL - SEJA Forte (Daniel 10:10)

Alguns momentos nós precisamos encontrar forças aonde achamos que não conseguiríamos.

3º. Exemplo: PAULO – Foi levado diante do sinédrio e arrastado para a prisão. Jesus o visita na prisão e aconselha a Paulo e diz: “CORAJEM! Não se esqueça da promessa que eu te fiz”

Quando Deus chama a Josué e diz para ter coragem e bom ânimo, Ele quis dizer para que esse fosse otimista. Tem muita gente que vive achando que tudo vai dar errado. Pessimismo contamina todo o ambiente onde estamos. Deus nos diz para termos bom ânimo e que ninguém irá nos resistir. Cerquemo-nos de pessoas otimistas que vão nos levantar e ajudar-nos a ter bom ânimo e prosseguir, assim como Paulo, para a vocação a qual fomos chamados.

Deus sabia que Josué precisava olhar para o amanhã com expectativa. Precisamos olhar para Deus com expectativa de as coisas vão mudar, tudo vai melhorar, pois Ele está conosco. Devemos parar de pensar que as coisas vão dar erradas e voltar nossas mentes cativas para a pessoa de Jesus Cristo, assim com está escrito: “Pensai nas coisas do ALTO.”

Um outro ponto que aprendemos no texto para sermos bem sucedidos é OBEDECER A LEI DE DEUS, conforme lemos no verso sete. Ler a Palavra e não se desviar dela nem para direita e nem para a esquerda. Tem muita gente que busca atalhos que o inimigo coloca ao invés de estar firme na Palavra de Deus. Como tem gente que gosta de atalhos na vida, de “jeitinhos”! Queridos, com Deus não tem atalhos e nem “jeitinhos” – os pensamentos dEle são sempre maiores que os nossos – se não andarmos de acordo com a Sua Palavra poderemos “quebrar a cara”por ai fora.

Outro ponto é NÃO DEIXAR DE FALAR AS PALAVRAS CONTIDAS NA BÍBLIA. Ao falarmos das palavras que lemos e aprendemos na Bíblia, elas ficam guardadas no coração de quem as ouve. Para atravessar o Jordão, precisamos nos preparar, ou seja, meditar nas palavras contidas na Bíblia, nos esforçarmos e termos bom ânimo. Hoje, Deus chama a cada um de nós a vivermos uma vida voltada a leitura da Sua Palavra e assim, esperarmos o sobrenatural dEle nas nossas vidas. Amar a Palavra mais que novelas, gibis e conversas moles e veremos a riqueza que há nela.

SÓ ENTÃO (verso oito), depois dessas coisas, é que teremos nossos caminhos prósperos!!!!

Para concluir, no Salmo 119:49, Deus nos faz lembrar a promessa que nos faz prosperar. Na nossa angústia, o que deve nos fazer consolar é que Deus não se esquece das promessas que Ele nos faz. No verso nove Ele nos diz para sermos fortes e corajosos, não temermos e não nos espantarmos porque ELE É CONOSCO. Se fizermos nossa parte, servir ao Senhor com integridade e pagarmos o preço, seremos então bem sucedidos assim como foi Josué no final da sua vida: atravessou o Jordão, derrubou as muralhas de Jericó e chegou a terra prometida.

(Esboço do sermão pregado no dia12/05/2008, segunda-feira, na Igreja do Nazareno Central de Campinas pelo Pr. Flávio Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo.)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)