Translate

domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Base: I Crônicas 29: 1-5


Os princípios da Palavra de Deus são os princípios que devem nortear as nossas vidas – É a Bíblia que ilumina a minha vida, conforme lemos em Salmos 119:105 – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.” A Palavra deve ser luz para os nossos caminhos, e não simplesmente um amuleto usado para as situações emergenciais que precisarmos. Se quisermos viver uma vida harmoniosa, precisamos viver segundo o que a Palavra de Deus nos ensina – Ela trata de todos os aspectos para uma vida digna, inclusive quando se refere ao dinheiro: “O justo jamais mendigará o pão.”

No versículo primeiro do texto lido, Davi chama a toda congregação para anunciar que a o palácio (pode-se traduzir por templo) não é para homens, mas para Deus. E, no versículo três, ele mesmo diz que por amar a Casa de Deus, tudo que tinha entregaria para a casa de Deus, conforme lemos “E ainda, porque amo a casa de meu Deus, o ouro e a prata particular que tenho, dou para a casa de meu Deus, afora tudo quanto eu preparei para o santuário.” E então, Davi pergunta à congregação no verso cinco: “Quem, pois, está disposto, hoje, a trazer ofertas literalmente ao Senhor?” Podemos extrair dessa passagem um princípio importantíssimo para nossas vidas: A oferta ao Senhor tem que ser algo que venha da sua disposição.

O culto a Deus é feito da oração, dos nossos louvores, de ouvirmos a Palavra, bem como, de trazermos as ofertas ao Senhor, mas isto tem que ser algo feito com a disposição de coração – não por imposição ou obrigação, mas com o coração disposto, como um ato de agradecimento a Deus por tudo que Ele tem feito por nós.

Muitas das bênçãos na área financeira que esperamos, vem no ato de ofertar com o coração, note bem amado: Deus não quer que O ofertemos por imposição ou obrigação, mas com o coração grato a Ele, por disposição de coração. E, se assim o fizermos, de acordo com a passagem de Romanos 12: 12,13 – “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade.” – Deus, na Sua maneira e no Seu tempo, irá nos recompensar. Deus te abençoe!

(Montagem feita a partir de ministração feita dia 12/08/2008, terça-feira, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Flávio R Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)