Translate

quarta-feira, 11 de junho de 2008

“De um DEUS Grande só podemos esperar coisas Grandes!”


Salmos 46


Davi constantemente orava esta oração: “Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.”. Talvez essa também seja a tua oração hoje. Todos nós temos aflições e necessidades. Às vezes a necessidade não é apenas material, é também emocional; as pessoas passam por momentos de depressão porque há uma necessidade maior que não pode ser suprida por dinheiro e bens, uma necessidade da alma.

Muitos também têm aflição porque tem medo do amanhã, medo de arriscarem coisas novas. Esta oração que lemos no verso primeiro não foi feita por qualquer pessoa, mas pelo Grande Rei Davi; nunca houve na história alguém tão importante como Rei Davi, homem segundo o coração de Deus. E, no entanto, também passou por momentos de grande aflição e necessidade, clamando a Deus, conforme lemos no verso dois: “Salva o teu servo”.

Sabemos do Salmo 34:8, que muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. Hoje gostaria de compartilhar com vocês seis verdades que precisam ser postas em prática para que tenhamos um novo ânimo em momentos de aflição e necessidades:

1ª. Verdade – (versículo cinco) – TU Senhor és BOM!

Quando estiveres diante da aflição ou necessidade, deves ti lembrar de que Deus é Bom e que de um Deus BOM só podem sair coisas boas. Não é necessário ter medo de se ter um relacionamento com Deus porque dos Céus só vêm coisas boas, coisas que te dão prazer e gozo na alma. Em meio a tua necessidade, lembra-te que Deus é BOM! E de acordo com o verso cinco, Ele é Bom para com TODOS que O invocam. Dele vêm planos e pensamentos a teu respeito que são bons, porque Ele é bom. Coisa ruim só pode vir de uma fonte: Satanás – Este sim quer te matar, roubar e destruir, mas Deus é Bom! Creia nisso e serás feliz!

2ª. Verdade – (versículo sete) – Deus RESPONDE a oração daqueles que O invocam!

Conforme lemos em Jeremias 33:3: “CLAMA a Mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que tu não sabes”. De um Deus Grande, só podemos esperar coisas grandes. Aleluia! Qual belo é imaginar que ao orarmos Ele nos atende e ainda nos promete coisas Grandes. Deus é bom, Ele cuida de nós e se importa com nós. Ele responde às nossas orações e age em nosso favor!

3ª. Verdade – (versículo dez) – Deus é GRANDE!

Deus é maior do que o teu problema e do que qualquer problema que tu possas enfrentar. Ele é maior que seus medos. Diante do Senhor nada se compara com a Sua grandeza, por isso, não permita que sua dor diminua a grandeza de Deus. Ele é grande! Maior Aquele que está em ti do aquele que está no mundo.” Com Jesus tu vais além, ainda que a figueira não floresça e não haja fruto na videira, tu não temerás pois teu Deus está contigo e Ele é grande para poder destruir todos os seus “gigantes”, assim como foi com Rei Davi ao vencer o gigante Golias. Glórias sejam dadas ao nosso Deus! Ele é Grande!

4 ª. Verdade – (versículo treze) – O Senhor é grande em MISERICÓRDIA!

Ele nos olha com olhar de compaixão, nos vê em meio às nossas dores e nosso estado de miséria e nos constrange. Mas Ele está disposto a escrever uma nova história em nossas vidas!

5ª. Verdade – (versículo quinze) – Deus é COMPASSIVO!

Deus te olha hoje e Sua graça vai de encontro à sua vida. Os aflitos e necessitados não são esquecidos e a graça de Deus o traz a caminhos novos. O Ministério de Jesus era fazer sinais, prodígios e maravilhas; e Ele está disposto a fazer o mesmo por tua vida, por minha vida. Ele é Compassivo, Ele nos olha com amor e compaixão de alguém que quer nos ver em alegria. Deus é grande.

6ª. Verdade – (versículo dezessete) – Tu me AJUDAS e me CONSOLAS!

Deus hoje quer te ajudar e quer te consolar porque Ele é Grande. Ele é cheio de graça e misericórdia. Ele quer que você hoje fique renovado e animado e assim como salmista poder cantar: “Em paz me deito e logo pego no sono porque é o Senhor que me sustenta”. Deus te abençoe!


(Montagem feita a partir do sermão ministrado dia 10/06/2008, terça-feira, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Flávio R Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)