Translate

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Relacionamentos


Texto Base: Gênesis 43:11

Ninguém começa um relacionamento com o objetivo de ser ferido ou ferir alguém, a não ser que esse alguém seja como um “kamikaze do amor”, porém, é comum encontrarmos relacionamentos sendo falidos frutos de decisões mal tomadas. As decisões que tomamos podem gerar alegria ou tristeza!

José foi o caçula dentre doze filhos que Jacó teve; conhecido por seus ousados sonhos e por ser o predileto de seu pai. Certo dia, Jacó pede a José que fosse ao vale de Hebrom para que visse se seus irmãos iam bem e os rebanhos. José foi ao encontro de seus irmãos e eles tramaram em seus corações um plano para matá-lo; Rubem, o irmão mais velho, decidiu que não o mataria e junto com os outros irmãos, vendeu ele a uns mercadores ismaelitas que o levaram para o Egito. No Egito, passa anos na prisão até que após revelar um sonho que veio a mudar o curso daquele lugar, torna-se governador.

Anos mais tarde, a fome atingia a terra onde os irmãos de José e seu pai habitavam. Eles decidem ir ao Egito em busca de mantimentos e se encontram com José, governador, sem, no entanto, o reconhecerem. José ao ouvir o relato de seus irmãos pede que lhes trouxessem algo da terra deles para que recebessem o alimento; e os irmãos, trouxeram um pouco de bálsamo e mel, o que trouxe à memória de José o seu passado.

Muitas vezes a dor se aloja nas pessoas de tal forma que se torna muito difícil perdoar e ter as feridas geradas na alma curadas. Em meio a tudo isso, nosso Pai Celestial tem bálsamo para curar toda a ferida e mel para adocicar a nossa alma novamente e ainda quer nos oferecer mirra para arrancar toda dor que nos incomoda e amêndoas para nos alimentar. A vontade de Deus é que nosso coração, que outrora estava como um picles picotado, seja restaurado por inteiro!

E a vontade de Deus é cumprida através da pessoa de Jesus, que conforme Isaías 53, Ele tomou sobre si as nossas dores e enfermidades e pelas suas pisaduras, fomos curados!
Jesus é o Único que pode curar tanto as enfermidades físicas quanto as dores da alma e convida a todos que se encontram cansados e sobrecarregados para se achegarem até Ele a fim de encontrarem descanso. Ele veio para nos dar alegria novamente!

Que Deus abençoe a todos!

(Pr. Alex – sermão ministrado na Igreja do Nazareno Central de Campinas, segunda-feira, 01/12/2009).