segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cavando Poços


“(...) e os servos de Isaque abriram ali um poço”

Gênesis 26:25b

Texto Base: Gênesis 26:1,25

Logo no primeiro versículo do texto podemos perceber que o povo de Deus vivenciava um momento de grande crise, há relatos de que era o tempo da segunda maior crise econômica daquela época – Grande Fome sobre toda a terra. E no meio de tudo isso, Isaque, filho de Abraão, teve uma experiência poderosa com Deus, conforme lemos em Gênesis 26:2 – “Aparece-lhe o Senhor e disse (...)”. Em meio a crise vivida, Deus se manifestara na vida de Isaque!

No mundo encontramos dois tipos de pessoas; as que acreditam nos sonhos e as que estão sempre na espera de que algo errado possa acontecer. Há pessoas que andam a nossa volta tentando nos roubar a alegria, assim como os filisteus fizeram com Isaque, tentam transformar nossos poços em covas. Poços simbolizam um lugar onde sai água, e covas, lugares que representam morte.

Ao mesmo tempo em que lemos em Gêneses 26:14 – “possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.” – sabemos que essas pessoas que querem “entulhar nossos poços” são condenadas à destruição. Deus é o grande sonhador do Mundo e conseguiu, através de Jesus, Seu maior sonho para a humanidade lá na cruz. O mundo é dos sonhadores! Não podemos parar de sonhar, jamais. A crise pode ser o nosso maior passaporte para um encontro com Deus; Ele quer se revelar a nós, assim como fez a Isaque.

Extraindo cinco coisas importantíssimas para nossas vidas através desse texto:

1ª. Coisa – Decidir quem queremos seguir.

A quem iremos seguir? Às crises ou a Deus; ao problema ou a solução? Não existe vitória sem riscos! Precisamos, hoje, decidir dar passos de fé em direção à vontade de Deus para nossas vidas. No texto, Gênesis 26:2 – “Apareceu-lhe o Senhor e disse: NÃO desças ao Egito. FICA na terra que EU te disser.” – É melhor estarmos no “deserto”com a presença de Deus, nosso Pai; do que em um “oásis” sem a presença Dele. Pelo poder do nosso Senhor, somos livres para decidirmos a quem seguir.

2ª. Coisa – Decidir em quem nós vamos acreditar.

Há pessoas que preferem acreditar em crises passageiras ou até mesmo, em mentiras proferidas contra elas. Não podemos nos esquecer que em meio a quaisquer crises, Deus tem sempre uma promessa para cada um de nós e cuida das nossas vidas. Precisamos acreditar em Deus, na Sua soberania e provisão para a nossa vida. Conforme lemos em Gênesis 26:12 – “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento e um, porque o SENHOR o ABENÇOAVA.” – Isaque crescia na terra que o Senhor lhe mandara, mesmo em tempo de crise, pois ousou acreditar.

3ª. Coisa – (26:17) “Isaque saiu daí e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.”

Lemos anteriormente, em Gênesis 26:15 – “E, por isso, lhe entulharam todos os poços (...)”; e em seguida, Isaque sai daquele lugar e vai para um deserto onde monta o seu acampamento. Muitas vezes, como Isaque, estamos vivenciando um momento de grande festa, porém, de repente, o que era festa se transforma em um grande vale. Meus amados, não podemos nos deixar levar pelas circunstâncias que nos cercam, pois existe um poder maior do que qualquer uma delas que é o Poder do Nome do nosso Deus. Em Eclesiastes 8:7 diz: “Porque este não sabe o que há de suceder; e, como há de ser, ninguém há que lho declare.” – O melhor de Deus para cada um de nós, mesmo vivendo em um vale, ainda está por vir para que o nome Dele seja engrandecido.

4ª. Coisa - Não podemos desistir de Cavar Outros Poços

(Gênesis 26:21,22)-“Então, CAVARAM OUTRO POÇO e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. Partindo dali, CAVOU AINDA OUTRO POÇO; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o Senhor, e prosperaremos na terra.” Não podemos desistir de cavar nossos poços, pois quanto maior for nosso sonho; muito maior será o que Deus tem para nós!

5ª. Coisa – Deus tem lugares altos para nossas vidas

(Gênesis 26:23) “Dali SUBIU para Berseba”. Deus abençoará as nossas vidas de uma forma muito especial. Na hora do vale, sempre chegará um tempo em que Ele nos levará para lugares bem mais altos! Deus sempre tem um próximo passo para aqueles que são fiéis a Sua Palavra e O obedecem. Não paremos de lutar, pois Deus quer nos levar para lugares mais altos que possamos imaginar.

Para concluir, lemos em Gênesis 26:25 – “Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda; e os servos de Isaque ABRIRAM ali um POÇO.” - Isaque novamente cavou poços, caracterizando uma pessoa que não desistiu em meio à dificuldades, crises, pessoas que tentarem entulhar seus sonhos; ele continuou. Assim como Isaque, se continuarmos a cavar nossos poços, sem desistir, um dia teremos nossos sonhos reconhecidos por todos a nossa volta. Deus tem para nossas vidas uma grande vitória! Que o Senhor nos abençoe.

(Montagem feita a partir do sermão pregado dia 11/05/2009, segunda-feira, na Igreja do Nazareno Central, pelo Pr. Jocymar Fonseca, anotado por Lucas Tognolo)

(Jocymar B. Fonseca é formado pelo Seminário Nazareno em 1994 e faz parte da Equipe Pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas desde 1995 na qual atua como pastor responsável pelo ministério de louvor e adoração e é líder do ministério Celebrai.)