Translate

terça-feira, 10 de junho de 2008

Deus vai mudar a sua Sorte!


Sofonias 3:20

Na medida em que as coisas vão caminhando bem com as pessoas a nossa volta, às vezes somos tomados por um sentimento de que as coisas só vão bem para os outros e nós estamos sem sorte na vida, como que deixados de lado.

Na Bíblia podemos observar diversos casos de personagens que tiveram este mesmo sentimento. Uma destas pessoas é Ana, que via Penina (também era mulher de Elcana, assim como Ana) engravidando e dando à luz filhos e ela, no entanto, continuava estéril. Mas, no entanto, a perspectiva de Deus não era a mesma de Ana; Ana queria um filho, Deus um profeta. Vemos também a historia de Zacarias e Isabel que clamavam a Deus por um filho e nada obtinham, mas no final, viram Deus mudar a sorte deles. Deus muda a sorte do seu povo, de acordo com a Sua perspectiva.

No texto lido, podemos extrair algumas aplicações para nossas vidas:

1ª. Aplicação – (Versículo 15): O Senhor AFASTOU as sentenças.

Toda palavra liberada contra ti meu amado, já foi quebrada pelo Senhor. Nosso Deus já cravou toda sentença que era contra mim e contra ti na Cruz do Calvário. Então, poderemos dizer assim como o salmista: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque é o Senhor que me sustenta.” Lembre-se sempre do que diz as palavras do profeta Isaías gravadas em Isaias 64:4Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro DEUS, além de Ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” Nós estamos debaixo da graça do Trino DEUS!

2ª. Aplicação – (Versículo 15): DEUS põe fora os teus inimigos.

“Maior Aquele que está conosco do que aquele que está no mundo.” A batalha que tu enfrentas não é tua, não é minha, mas é do Senhor. As Escrituras nos dizem que se o inimigo se levantar contra ti por um caminho, por sete ele fugirá, conforme lemos: "O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença." (Dt 28:7)

3ª. Aplicação – (Versículo 17): O Senhor MEU DEUS.

O Senhor é o MEU Deus, Ele é o TEU Deus. Ele está no meio de nós e vai aonde nós formos. Ele é o NOSSO Pastor e nada nos faltará! Por isso nada temeremos porque Ele é o NOSSO Deus. Conforme lemos em Isaías 43:13; “Desde os dias mais antigos EU o SOU. Não há quem possa livrar alguém da MINHA Mão. Agindo EU quem pode desfazer.”

4ª. Aplicação – (Versículo 15): Tu não verás o perigo.

Nós estamos debaixo da graça de Deus. Não é o esforço das coisas que fazemos mas sim, o quanto cremos na Sua Palavra. Por isso, não temeremos, não perderemos o pique da nossa caminhada cristã, porque o Senhor mudará a nossa sorte diante dos nossos olhos.

(Montagem feita a partir do sermão ministrado no dia 09/06/2008, segunda-feira, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Jocymar B. Fonseca, anotado por Lucas Tognolo)

(Jocymar B. Fonseca é formado pelo Seminário Nazareno em 1994 e faz parte da Equipe Pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas desde 1995 na qual atua como pastor responsável pelo ministério de louvor e adoração e é líder do ministério Celebrai.)