Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Precisamos Orar!


Texto Base: Atos 12:1,10

Nos últimos dias o departamento de Missões Mundiais da Igreja tem recebido notícias terríveis que a igreja evangélica tem enfrentado em outros países, principalmente na Índia, onde pastores têm sido queimados e mortos por proclamarem o Evangelho do Senhor Jesus. Essa é a dura realidade enfrentada pela igreja ao redor do mundo. Temos visto também uma perseguição não só fora do país, mas dentro dele também, através de algumas leis que tramitam no Congresso Nacional. O Senhor Jesus já nos disse que estes seriam alguns dos sinais de que está muito próxima a volta Dele. Em Apocalipse 12, lemos que pouco tempo resta para que o diabo seja preso e nós possamos contemplar o Senhor Jesus voltando nas nuvens com poder e glória; temos um alto preço a pagar por levantar o estandarte da fé e proclamar o Evangelho da Salvação.

Em Atos 4, Pedro já havia sido preso por causa da cura de um coxo e por anunciar o nome do Senhor Jesus, e quando solto, anuncia que o impulso da igreja deve ser este: Anunciar tudo aquilo que temos visto e ouvido. Ao vermos tudo que Deus tem feito e fará por nós, não poderemos nos conter em contar as boas novas a todos os povos, raça, tribos e nações.

Ao longo de toda a história da humanidade vemos que Satanás tem levantado homens para conter o avanço da Igreja e, segundo Atos 12:1, tem o único objetivo - maltratar àqueles que anunciam a Cristo. O nosso adversário usa religiões, pessoas, governantes e todos os meios necessários para maltratar o povo de Deus. Em Atos 12:2, Tiago é morto a fio da espada, decapitado para alegria de alguns. Em seguida, Pedro é levado ao cárcere a fim de que muitos pudessem se alegrar.

Neste momento, vemos como Deus interfere em favor do Seu povo. Ele entra com provisão e livramento quando o povo Dele é sufocado e oprimido. A primeira coisa que precisamos entender é que Deus sempre ouve o clamor do povo em meio ao sofrimento deste. Deus recolhe nossas lágrimas – Todas, Ele as vê e prepara um tempo oportuno para que as transforme em alegria. O avivamento do Senhor sempre foi precedido pelo martírio e sofrimento do povo.

Herodes ao mandar prender Pedro, monta todo um sistema de escolta armada ao redor deste a fim de que pudesse detê-lo e ter a certeza de que o Evangelho não mais seria anunciado. Pedro, apóstolo que em uma tarde anuncia a Cristo para uma multidão e três mil se arrependem de seus pecados, estava sendo levado para a prisão. Toda vez que o inimigo das nossas almas tentar nos prender, devemos nos alegrar, pois é um sinal de que estamos incomodando o príncipe das trevas por anunciar o ano aceitável do Senhor!

Em meio a tudo isso – morte de Tiago, prisão de Pedro e tantas perseguições enfrentadas pela igreja – o povo dobrava seus joelhos e orava, pois sabiam que maior era aquele que estava com eles do que aquele que estava no mundo. Quando começamos a orar, nada e nem ninguém poderá impedir a ação de Deus em nós. Davi mesmo nos escreve “Muitos são os meus adversários, mas Tu Senhor é o meu Escudo.” O povo de Deus orava incessantemente em favor de Pedro – nunca precisamos orar tanto como nos dias de hoje para que a bandeira do Evangelho seja erguida, pessoas sejam impactadas e o nome de Deus seja engrandecido! A nossa oração muda a direção de Satanás para destruir, condenar e matar, pois ela move montanhas; ela move o sobrenatural de Deus quando O buscamos, como está escrito: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, eu ouvirei dos céus (...)”. O anjo do Senhor foi enviado dos céus, mas foi pela oração que ocorreu o sobrenatural.

A primeira coisa que Deus nos faz quando O buscamos é trazer luz em meio a nossa situação de trevas. Pedro mesmo nos escreve em I Pedro 5:7 – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Pedro, quando ainda na prisão, estava tão tranqüilo, como o salmista descreve – nos Salmos 3:5“Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou” – que quando o anjo do Senhor foi visitá-lo na prisão, ele tem que acordá-lo dizendo: “Levanta-te depressa”. Então, as cadeias caem e Pedro está livre. Enquanto dormimos (Em paz nos deitamos), Deus nos envia um anjo para nos despertar e as cadeias que nos prendem são então, soltas. Quando Deus entra com o livramento, Ele o faz de maneira a envergonhar o inferno.

É importante observar que o anjo acompanhou Pedro até certo ponto apenas, quando Pedro saiu da situação de perigo e opressão, o anjo o deixou. Pedro, olhando para os lados, se viu sozinho. Deus nos ajuda quando não podemos agir, e depois, Ele nos deixa por conta própria para pensarmos e agirmos. Note bem em Atos 12:12, que Pedro decidiu ir a casa de Maria, mãe de João, onde muitos estavam orando. O primeiro lugar que devemos ir após Deus nos dar o livramento é no meio do povo Dele para agradecê-Lo – o livramento só aconteceu porque dos céus Deus ouviu um povo orando! Em Atos 12:15, quando Pedro chega na casa de Maria, o povo duvidou que quem batia na porta era realmente ele, tanto era o alvoroço em ver o livramento de Deus, mas Pedro pediu que o povo silenciasse e contou a eles tudo o que lhe tinha acontecido.

No final da história, Herodes achava que ainda estava no controle de tudo, porém, Deus havia invertido o papel das coisas e Herodes tinha caído, pois desagradou o coração de Deus. Entretanto, a Palavra crescia e se multiplicava, como lemos em Atos 12:24. Precisamos nos lembrar, mesmo em meio as perseguições que o inimigo possa nos fazer, de clamar a Deus, O buscar incessantemente e crer que Ele nos ouvirá e dará o livramento, a fim de que a Sua palavra cresça e Evangelho seja pregado. Deus abençoe a todos.

(Montagem feita a partir do sermão pregado dia 14/09/2008, domingo-noite, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Flávio Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)

Dt 28


Texto Base: Deuteronômio 28: 1,7

Muitas vezes, ao longo da vida, nós passamos por situações de densa selva; situações onde não sabemos para onde ir e não sabemos o que fazer, e somos induzidos a olhar apenas para o chão com medo de olhar adiante. Os nossos problemas fazem com que nós foquemos nossos olhos apenas para eles ( o chão), e quanto mais focamos os olhos no chão, mais perdidos ficamos!

Em Deuteronômio 28:7 lemos: “O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença”. Precisamos mudar o nosso foco, a nossa visão. Deus hoje, nos diz para mudarmos nosso foco para algumas direções da vida:

1º - Olhar para frente – Deus é o nosso juiz! Quando os problemas vêm a nossa tendência é tentar nos defender e mostrar que somos inocentes, mas se olharmos para frente; veremos que temos um juiz – Deus – que é capaz de olhar para o geral e não o específico; Ele sabe de todas as nossas necessidades, conforme lemos em I Samuel 24:15 – O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão”. Em Jó 9: 15 lemos: “Porque, ainda que eu fosse justo, não lhe responderia; antes ao meu Juiz pediria misericórdia”. Precisamos tirar os nossos olhos do chão, porque Deus é o nosso juiz!

2º - Olhar para a direita – Jesus é o nosso advogado! Jesus sabe nos defender e supre a cada uma de nossas necessidades, conforme está escrito em I João 2:1 – MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”.

3º - Olhar para trás – O anjo do Senhor é nosso guarda-costas! Quantas vezes nos sentimos sozinhos e traídos por amigos, ou buscamos “costas-quentes” para nos ajudar? Meus amigos, nós precisamos nos lembrar que o anjo do Senhor está acampado ao redor de todos que O temem e os livra – é promessa de Deus para nós - dá-nos cobertura e livramento! Como escrito em I Pedro 5:8 – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” ; o inimigo está procurando nos destruir, mas é o anjo do senhor que nos livra de todas as ciladas do diabo!

4º - Olhar para a esquerda – O Espírito Santo é nosso apoiador! Ele está conosco em todos os momentos da nossa vida e em quaisquer lugares, jamais nos abandona. Lemos em João 14:26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Consolador é aquele que está ao lado de alguém, consolando e confortando. Coisa linda! O Espírito é nosso Apoiador.

5º - Olhar para cima – Seus irmãos torcem por você! Algumas vezes pensamos em desistir, mas não podemos entregar o jogo! Têm muitos que torcem e oram por nós. Se Deus colocou toda e qualquer situação em nossas mãos, não podemos desistir dela jamais; pois, se olharmos para cima, Deus nos diz: “Fique firme, vá adiante!”. Precisamos, assim como o autor de Hebreus, prosseguir para a carreira que nos está proposta. (Hebreus 12:1 - PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”)

6º - Olhar para as nossas mãos – a Bíblia está em nossas mãos! Muitas vezes somos levados a pegar pedras nas mãos para atirar em nossos inimigos, porém, devemos sempre nos lembrar que temos a Palavra de Deus nelas e não pedras. Quando atiramos pedras, corremos o risco de machucar pessoas a quem amamos. Lembremos das palavras contidas em Salmos 24:3,6 – Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó” e meditar no que está escrito na Palavra, pois ela nos dará a vitória!

7º - Olhar para dentro de nós – Somos servos do Deus Altíssimo! Confie no Senhor e tenha auto-estima (não sendo orgulhosos de si mesmos, mas crendo no que Deus poderá fazer na sua vida). Você é amado por Deus! Deus não nos conhece por números, mas pelo nome; Ele está conosco e nos fortalece.

Precisamos tirar os olhos dos nossos problemas, os quais nos deixam encurvados; mas olharmos para frente, onde vemos nosso juiz (Deus); olharmos para trás, onde vemos o anjo do Senhor; olharmos para a direita, onde vemos nosso advogado (Jesus); olharmos para esquerda, onde vemos nosso apoiador (Espírito Santo); olharmos para cima, onde vemos nossos irmãos que torcem por nós; olharmos para nossas mãos, onde vemos a Palavra de Deus e olharmos para dentro de nós, onde vemos alguém que é servo do Deus Altíssimo. Isto tudo, faz toda diferença na hora em que os problemas vieram. Deus te abençoe.

(Montagem feita a partir do sermão ministrado dia 31/08/2008, domingo de noite, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Manuel Lima, anotado por Lucas Tognolo)

(Manuel Lima é pastor da Igreja do Nazareno de Manaus,AM)