Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dt 28


Texto Base: Deuteronômio 28: 1,7

Muitas vezes, ao longo da vida, nós passamos por situações de densa selva; situações onde não sabemos para onde ir e não sabemos o que fazer, e somos induzidos a olhar apenas para o chão com medo de olhar adiante. Os nossos problemas fazem com que nós foquemos nossos olhos apenas para eles ( o chão), e quanto mais focamos os olhos no chão, mais perdidos ficamos!

Em Deuteronômio 28:7 lemos: “O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença”. Precisamos mudar o nosso foco, a nossa visão. Deus hoje, nos diz para mudarmos nosso foco para algumas direções da vida:

1º - Olhar para frente – Deus é o nosso juiz! Quando os problemas vêm a nossa tendência é tentar nos defender e mostrar que somos inocentes, mas se olharmos para frente; veremos que temos um juiz – Deus – que é capaz de olhar para o geral e não o específico; Ele sabe de todas as nossas necessidades, conforme lemos em I Samuel 24:15 – O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão”. Em Jó 9: 15 lemos: “Porque, ainda que eu fosse justo, não lhe responderia; antes ao meu Juiz pediria misericórdia”. Precisamos tirar os nossos olhos do chão, porque Deus é o nosso juiz!

2º - Olhar para a direita – Jesus é o nosso advogado! Jesus sabe nos defender e supre a cada uma de nossas necessidades, conforme está escrito em I João 2:1 – MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”.

3º - Olhar para trás – O anjo do Senhor é nosso guarda-costas! Quantas vezes nos sentimos sozinhos e traídos por amigos, ou buscamos “costas-quentes” para nos ajudar? Meus amigos, nós precisamos nos lembrar que o anjo do Senhor está acampado ao redor de todos que O temem e os livra – é promessa de Deus para nós - dá-nos cobertura e livramento! Como escrito em I Pedro 5:8 – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” ; o inimigo está procurando nos destruir, mas é o anjo do senhor que nos livra de todas as ciladas do diabo!

4º - Olhar para a esquerda – O Espírito Santo é nosso apoiador! Ele está conosco em todos os momentos da nossa vida e em quaisquer lugares, jamais nos abandona. Lemos em João 14:26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Consolador é aquele que está ao lado de alguém, consolando e confortando. Coisa linda! O Espírito é nosso Apoiador.

5º - Olhar para cima – Seus irmãos torcem por você! Algumas vezes pensamos em desistir, mas não podemos entregar o jogo! Têm muitos que torcem e oram por nós. Se Deus colocou toda e qualquer situação em nossas mãos, não podemos desistir dela jamais; pois, se olharmos para cima, Deus nos diz: “Fique firme, vá adiante!”. Precisamos, assim como o autor de Hebreus, prosseguir para a carreira que nos está proposta. (Hebreus 12:1 - PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”)

6º - Olhar para as nossas mãos – a Bíblia está em nossas mãos! Muitas vezes somos levados a pegar pedras nas mãos para atirar em nossos inimigos, porém, devemos sempre nos lembrar que temos a Palavra de Deus nelas e não pedras. Quando atiramos pedras, corremos o risco de machucar pessoas a quem amamos. Lembremos das palavras contidas em Salmos 24:3,6 – Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó” e meditar no que está escrito na Palavra, pois ela nos dará a vitória!

7º - Olhar para dentro de nós – Somos servos do Deus Altíssimo! Confie no Senhor e tenha auto-estima (não sendo orgulhosos de si mesmos, mas crendo no que Deus poderá fazer na sua vida). Você é amado por Deus! Deus não nos conhece por números, mas pelo nome; Ele está conosco e nos fortalece.

Precisamos tirar os olhos dos nossos problemas, os quais nos deixam encurvados; mas olharmos para frente, onde vemos nosso juiz (Deus); olharmos para trás, onde vemos o anjo do Senhor; olharmos para a direita, onde vemos nosso advogado (Jesus); olharmos para esquerda, onde vemos nosso apoiador (Espírito Santo); olharmos para cima, onde vemos nossos irmãos que torcem por nós; olharmos para nossas mãos, onde vemos a Palavra de Deus e olharmos para dentro de nós, onde vemos alguém que é servo do Deus Altíssimo. Isto tudo, faz toda diferença na hora em que os problemas vieram. Deus te abençoe.

(Montagem feita a partir do sermão ministrado dia 31/08/2008, domingo de noite, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Manuel Lima, anotado por Lucas Tognolo)

(Manuel Lima é pastor da Igreja do Nazareno de Manaus,AM)