domingo, 16 de novembro de 2008

Fomos criados para dar certo!


Texto Base: I Crônicas 22:11,16

“(...) Dispõe-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo.”

I Crônicas 22:16b

Nos tempos modernos, vemos jovens em busca do caminho da felicidade; pessoas buscando rotas para uma vida vitoriosa, enfim, todos no mundo buscam meios para darem certo. Todos nós fomos chamados para dar certo. Se algo não está tão bem assim na vida de um moço, na vida de uma moça; é que porque alguma coisa precisa ser concertada.

Saul foi um homem que tinha tudo para dar certo, mas acabou fracassando pela própria espada. Deus então; chamou a Davi como Rei de Israel logo no começo da vida dele. Davi, também tinha tudo para dar certo – transformou-se em um grande homem de guerra: venceu gigantes, conquistou territórios, porém, em um momento de insanidade, deitou-se com Bate-Seba e viu grandes catástrofes em sua própria casa. No auge de sua vida, cheio de experiência, Davi chama seu filho Salomão e dá-lhe alguns conselhos para que este tivesse uma vida que desse certo, como lemos em I Crônicas 22:11 – “afim de prosperar”.

Havia um chamado específico para a vida de Salomão. Davi, seu pai, sonhava em construir para Deus o Tabernáculo para abrigar a Arca da Aliança, porém, não pode fazê-lo, pois tinha as mãos sujas de sangue. Todos nós temos um chamado de Deus para algo específico nas nossas vidas. No caso de Salomão, era para construir o Tabernáculo do Senhor. Para que os planos de Deus para nossas vidas dêem certo, precisamos seguir algumas recomendações:

1ª. Recomendação – verso 12 – “Que o Senhor te conceda PRUDÊNCIA

Não é bom agirmos sem antes refletirmos. Há situações na vida em que possamos achar que isto ou aquilo é o correto para nós, porém, não é. Precisamos ter prudência para não perdermos os maiores sonhos que Deus tem para cada um de nós. Pessoas falham na vida por falta de prudência. Prudência para não julgar erradamente, não atirar pedras em pessoas inocentes, ou quaisquer situações que possamos enfrentar. Análise, ponderação, não dar um passo sem antes ter certeza de que esta é realmente a direção de Deus para a nossa vida. Precisamos ter prudência.

2ª. Recomendação – verso 12 – “Que o Senhor te conceda ENTENDIMENTO

Sem entendimento não há prudência. Que possamos ter a cabeça no lugar para agirmos racionalmente de modo que, ao fazermos aquilo que o Senhor nos confiar, possamos guardar a Sua lei.

3ª. Recomendação – verso 13 – OBEDECER a Palavra de Deus

É impossível alguém ser guiado pela Bíblia e não dar certo na vida. Este é o segredo de Deus para nós: Conhecer e Cumprir o que está escrito na Lei do Senhor. Não podemos apenas ser ouvintes, mas praticantes da Palavra de Deus. Como está escrito: O povo peca porque lhe falta o conhecimento. Quando seguimos os estatutos do Senhor, os juízos do nosso Deus; temos tudo para dar certo!

4ª. Recomendação – verso 14 – “Sê FORTE e CORAJOSO

A fortaleza aqui que precisamos ter não é para uma batalha espiritual, mas sim, uma fortaleza de alguém que tem gana, alguém que quer dar certo. Em Hebreus 10, o autor nos diz que nós somos da fé; e os que são da fé não retrocedem jamais. Precisamos ter força para acordarmos com expectativa de que as coisas vão mudar e tudo vai melhorar - um novo emprego está a caminho, uma porta na universidade ou uma situação que tanto esperamos está para acontecer.

Precisamos ser corajosos, impetuosos e crermos que podemos conquistar tudo o que o Senhor planejou para nossas vidas.

5ª. Recomendação – verso 13 – “Não TEMAS

Quantos de nós nunca tivemos medo ao longo da nossa vida? Davi disse a Salomão certa vez: “Não deixe que o medo te domine, foi o Senhor que te chamou.” Meus amigos, se Deus nos chamou, Ele mesmo prometeu nunca nos abandonar em toda boa obra.

6ª. Recomendação – verso 13 – “Não te DESANIME

Nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos e nós nos desanimamos, mas devemos sempre nos lembrar que tem pessoas que investiram em nós por toda uma vida! Assim como lemos em I Crônicas 22:14, somos frutos de um investimento de alguém. Não podemos nos desanimar e acovardar mediante algo que não está indo conforme esperávamos, foi com penoso trabalho que pessoas investiram em nossas vidas para estarmos onde estamos.

7ª. Recomendação – verso 14 – “Cuja quantidade PODES AUMENTAR

Precisamos ser pessoas que acrescentam; que dêem algo mais pelas coisas que Deus nos confiar. E então, Davi termina dizendo: “Dispõe-te e faze a obra”. Precisamos nos dispor, trabalhar, arregaçar as mangas para podermos dar certo na vida. É com duro trabalho , estratégias e ação que vemos as coisas fluírem positivamente. Oremos, trabalhemos e acreditemos que podemos dar certo; afinal, Deus tem um plano maravilhoso para nossas vidas.

Em Cristo Jesus somos feitos novos, tudo se faz novo e Nele fomos criados para dar certo; tão somente, precisamos ter prudência, entendimento, obediência a Palavra de Deus, força e coragem, não temer e não desanimar, que teremos nossos caminhos prósperos. Que Deus te abençoe!

(Montagem feita a partir do sermão pregado dia 16/11/2008, domingo pela noite, na Comunidade da Esperança – Templo do Jubileu no Alto do Taquaral- Camus II da Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Flávio Valvassoura, anotado por Lucas Tognolo)

(Fávio R. Valvassoura é pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, formado pelo Seminário Teológico Nazareno e também pelo Beeson Institute do Asbury Theological Seminary, EUA, com especialização em Pregação Bíblica e Liderança Eclesiástica, é coordenador nacional e sul-americano de treinamento e capacitação de líderes. Membro da Junta Geral. Doutor em Ministério pelo Asbury Theological Seminary, Wilmore, KY,EUA. Desenvolveu ministério como pastor na Igreja do Nazareno Ebenézer – Campinas, SP e na Igreja do Nazareno Brasileira – Nova York, EUA. Atua na equipe pastoral da Igreja do Nazareno Central desde 2005.)