Translate

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Características de Estevam


Texto Base: Atos 6: 1-15

Ao lermos as Sagradas Escrituras, no contexto de Atos 6, vemos que a Igreja passava por um momento de intenso crescimento. Lucas mesmo nos relata em Atos 4:32 – “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. A Igreja que no Pentecostes fora formada agora possuía uma Multidão de adoradores. Mas como toda Igreja, passava por um grande problema social: o abandono das viúvas e a negligência do atendimento aos necessitados.

De acordo com o verso dois do texto lido, os discípulos declararam que não se convinha deixar a prática da leitura da Palavra para que se atendessem às causas sociais da Igreja e, a solução encontrada, foi de escolher homens adequados a isto – versículo 3: Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” Quando um problema surge é muito comum que o medo surja também, mas é necessário que se façam reajustes na estrutura da comunidade para solucioná-lo assim como fizeram os discípulos. E, conforme lemos no verso sete, E crescia a palavra de Deus”, a Palavra era pregada e os necessitados atendidos.

No meio destes homens de boa reputação citado no verso três, queria destacar a importância de um deles em particular: Estevam – homem fortemente controlado. Aqui, falaremos de algumas características deste homem que poderiam ser postas em praticas nas nossas vidas também:

1ª. )Estevam era um homem Cheio de Fé (verso cinco)

Este foi o primeiro homem depois dos apóstolos a operar milagres e fazer maravilhas. Estevam era pronto espiritualmente, tinha profundo conhecimento na Palavra, preparado em fé. Estevam dedicava a sua vida no exercício da fé cristã, e assim, prosseguir e continuar em ser como o Senhor. Deus quer encontrar em nós pessoas maduras na fé para o desenvolvimento da Sua obra.

2ª.)Estevam era um homem Cheio do Espírito Santo (verso cinco)

Uma das características fundamentais de alguém cheio do Espírito Santo é que os frutos de Deus aparecem na vida dela. Precisamos de uma real experiência com Deus para sermos cheios do Espírito e então, desenvolvermos a Sua obra.

3ª.)Estevam era um homem Cheio de Graça (verso oito)

Deus operava em Estevam Sua graça. Deus o transformava e através dele operava graça, de forma que não era um homem simplesmente, mas Deus agindo através dele. Assim deve ser com a tua e a minha vida também, Deus quer que através de nossas vidas as pessoas vejam o agir dEle sendo manifesto pela graça. Sobre nós está o favor e a graça do Senhor – Enfrentarás lutas e adversidades, mas na graça transformadora do Senhor e o nome dEle será glorificado na tua vida!

4ª.)Estevam era um homem Cheio do Poder de Deus (verso oito)

A manifestação da graça de Deus fazia com que Estevam fosse cheio de Poder! Sem Poder de Deus na tua vida, amado; falta tudo! De acordo com Atos 4:33E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” Deus pode usar a tua vida para testemunhar do Seu poder na vida dos teus próximos, poder para realizar milagres, pregar a Palavra e cumprir o seu chamado aqui nesta terra.

5ª.)Estevam era um homem Cheio de Sabedoria (verso dez)

Um cristão deve buscar a excelência daquilo que faz, pois não faz para agradar homens, mas a Deus.

Com todas estas qualidades, a situação ficou estreita e apertada para Estevam a ponto de ele ser acusado com calúnias. Mas quando este estava no conselho, todos os que ali estavam assentados viram em Estevam a luz de Deus resplandecendo em seu rosto, a ponto de ele ter sido confundido com o rosto de um anjo. Ninguém deixou de declarar que Jesus estava nele, mesmo em meio à lutas e adversidades; porque ali não estava um pastor ou missionário, mas sim, alguém disposto a ir além!

Hoje, você somente precisa pedir algo a Deus: Quero ser Cheio!


(Esboço do sermão pregado dia 06/07/2008, domingo a noite, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Jocymar Fonseca, anotado por Lucas Tognolo)

(Jocymar B. Fonseca é formado pelo Seminário Nazareno em 1994 e faz parte da Equipe Pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas desde 1995 na qual atua como pastor responsável pelo ministério de louvor e adoração e é líder do ministério Celebrai.)