Translate

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Bom Ânimo


Texto Base: II Coríntios 32: 1-8


Muitas vezes ao longo de nossa caminhada cristã nos vemos em situação de cansaço, desânimo frente às situações que nos rodeiam, muito embora nós não perdêssemos nossa fé, perdemos nosso ânimo. Desanimamos com pessoas, projetos, sonhos e tantas coisas a nossa volta.

Ezequias e Josias foram dois reis pós-davídicos exponenciais. Reinado de grandes conquistas para a cidade. O mesmo Ezequias que pede a Deus que não se esquecesse que ele fora um servo temente a Deus e recebe de Deus mais 15 anos de vida, passa por momentos de desânimo no seu reinado. Quando o desânimo bate na nossa porta, precisamos saber em que porta bater para resolver a situação.

De acordo com o verso dois, quando Ezequias se encontrava desanimado no seu reinado, Ele RESOLVEU tomar uma resolução. Essa é a primeira atitude que devemos tomar também, “Ezequias RESOLVEU de acordo com seus príncipes” (verso três), ou seja, nós, assim como Ezequias, precisamos procurar pessoas mais velhas, mais experientes que nós e não simplesmente resolver de acordo com nosso ímpeto para procurar uma resolução para a situação em que nós nos encontramos. Mas quem serão nossos “príncipes” como os quais nós nos aconselhamos? Devemos saber procurar as pessoas corretas.

Ezequias resolveu como qualquer líder tem que resolver. De acordo com o verso quatro, ele se AJUNTOU com o povo para tomar a decisão de fechar todas as fontes e o riacho que atravessa a região para vencer o rei da Assíria. Muitas vezes o bom líder precisa se ajuntar com o povo para resolver um problema, é o povo quem resolve e não nós mesmos.

No verso cinco, Ezequias também COBRA ÂNIMO do povo. É através dos resultados que nós recuperamos nosso ânimo. Após uma grande conquista no trabalho, na faculdade e nos nossos projetos que nós ficamos mais animados para continuar nossa jornada. E, no verso oito, lemos que Ezequias após recuperar o ânimo, o povo também ganhou confiança com as palavras do Rei. E aqui, aprendemos uma importante lição para fortalecer nosso ânimo:

Somos impulsionados por palavras que restaram nosso ânimo.

Ezequias no verso oito disse ao povo: “Sede fortes e corajosos”. Assim também precisamos nos fortalecer na fé e na oração. Há momentos que precisamos enfrentar com coragem as circunstâncias ao nosso redor.

Ezequias também diz ao povo: “Não temais nem vos assusteis com o rei da Assíria.” Devemos sempre lembrar, assim como no verso sete que há um conosco maior do que o que está com os nossos adversários. Conosco não está a força do braço da carne, mas a força do braço do Senhor.

Para concluir, em Jeremias 17:5, lemos que maldito é o homem que confia nos homens que faz a humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Devemos colocar nossa força nos braços do Senhor e sermos fortes e corajosos para enfrentar às circunstâncias ao nosso redor.

(Esboço do sermão pregado dia 13/04/2008, domingo manhã, pelo Pr. Aguiar Valvassoura, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo)

(L. Aguiar Valvassoura, Pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, SP, é preletor e conferencista em vários congressos e seminários nacionais e internacionais, bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Nazarena de Campinas – Brasil, doutor Honoris Causa pela Universidade Nazarena de Point Loma – EUA, é criador do Colégio Jaime Kratz e da Associação Nazarena Assistencial que atende hoje cerca de 310 crianças)