Translate

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O Itinerário de Uma Igreja Vitoriosa


Texto Base: Lucas 9: 28-37

O que Deus requer de nós?

A primeira lição que precisamos aprender para saber o que Deus quer de nós é “subir ao monte” para estar com Deus e assim, ao descer, estarmos aptos para:

1. Comunicar a mensagem da graça;

2. Inspirar a mensagem da graça;

3. Refletir a Glória de Deus.

E estas coisas são feitas mediantes a prática da oração, onde estaremos ouvindo a voz de Deus e saber o que Ele tem para nossas vidas, a mensagem que Ele quer seja pregada; mediante a prática do jejum, onde estaremos nos esvaziando do homem carnal e nos enchendo do homem espiritual; e mediante a busca da plena santificação, que é alcançada somente na pessoa de Jesus Cristo.

A segunda lição que precisamos aprender é “permanecer no monte”, ter sede de Deus.

Hoje em dia, vivemos a síndrome da pressa, dos “fast-foods”, nossa correria cotidiana nos impede de vivermos uma vida mais íntima com Deus. Ao subir ao monte, precisamos também, permanecer no monte e assim, aprender a abrir mão da nossa pressa e ter mais sede de Deus. Permanecer no monte significa não perder Jesus de vista para se ver a excelência de Deus.

Por último, precisamos aprender a descer do monte, que significa confessar que não somos nada, o que nos faz lembrar uma canção cantada nos cultos infantis da igreja: "sem Cristo no barco tudo vai muito mal e vem o temporal". Sem a unção do Espírito Santo nas nossas vidas nada podemos fazer e precisamos ter Cristo no nosso barco para assim, para levarmos a mensagem de paz, consolo e esperança a toda criatura.

O que espera a igreja através dos montes?

Multidões esperam ansiosas para ouvir a palavra da Verdade. Precisamos alcançar multidões e falar da glória que vimos no monte. Em Lucas 4:18, lemos que a igreja no pé do monte sai às ruas para anunciar o ano aceitável do Senhor.

Se não subirmos ao monte para ouvir o que Deus quer de nós, viramos apenas uma organização religiosa.


(Esboço do sermão do dia 16/12/2007, domingo noite, ministrado pelo Pr.Estevam, Fernandes, na Igreja Batista Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo.)

(Estevam Fernandes de Oliveira, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, PB, é Psicólogo Clínico e Terapeuta Familiar, conferencista nas áreas de Família e Liderança; mestre e doutorando em Ciências Sociais.)