Translate

terça-feira, 20 de maio de 2008

Vento mais Forte da Minha Parte Virá!!!


Texto Base: João 3:8

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”

Há muitos homens/mulheres na história que foram muito usados por Deus para nos ensinar a viver uma vida de santificação. Esse texto de João é muito importante para que saibamos quem é o Espírito Santo? O Senhor Jesus usa uma ilustração para explicar a Nicodemos quem era o Espírito Santo – o Vento. Vento no grego significa Espírito. E aqui, no versículo oito, aprendemos alguns segredos sobre o Espírito Santo.

1º. Segredo: O Vento SOPRA!

Há uma continuidade na obra do Espírito Santo. Tanto lemos em Gênesis 1:2 que e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas, como lemos em Apocalipse 22:17 que o Espírito e a Noiva dizem vem. Nunca houve um momento na história que o Espírito Santo não estivesse em ação.

2º.Segredo: O Vento Sopra onde quer – A Obra é LIVRE!

Alguns de nós muitas vezes queremos limitar a ação do Espírito Santo, chegando muitas vezes a dizer que só O sentimos se este se manifestar de algumas maneiras específicas, como se estivéssemos domesticando-O. O Espírito Santo sopra onde quer, da forma como quer em quem Ele quer. Ele é Deus. Podemos experimentá-lO como um forte vento, uma brisa suave ou até mesmo um tornado. Deus é Espírito. A Obra do Espírito é Livre.

A Igreja está para mudar o mundo, mas sem o Espírito Santo é o mundo quem muda a Igreja. Sem a ação do Espírito Santo, todas as nossas tentativas são em vão. Ele sopra onde quer mas precisamos buscá-lO com todas as nossas forças.

3º.Segredo: Nós ouvimos a Sua Voz – A Ministração do Espírito é RECONHECÍVEL!

Poucos se esforçam no sentido de buscar o Espírito Santo. Alguns apenas querem uma experiência com Ele na Igreja. O Espírito Santo é como o Senhor Jesus. A Obra dEle é fazer com que pareçamos com Cristo, que andemos como Cristo andou. A intimidade para com o Senhor é para àqueles que O temem. Quem busca o Senhor consegue reconhecê-lO em todos os momentos ao longo da vida.

Precisamos desejar a obra para que o Espírito venha e nos santifique para que dia-a-dia, de glória em glória sejamos mais parecidos com o Senhor Jesus. Se já conhecemos o Senhor, precisamos continuar conhecendo-O ainda mais. Ele está em nosso coração e quer governar nossas vidas por completo.

Busque o ministério do Espírito Santo, consagre-se neste ministério e creia na obra que Ele é capaz de fazer em sua vida. Amém.

(Esboço do sermão do dia 18/05/2008, domingo pela manhã, ministrado pelo Pr. Ernesto Ferreira Jr., copiado por Lucas Tognolo)

(Ernesto Ferreira Jr., Pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, SP, é formado pelo Seminário Teológico Nazareno, Mestrando em Ciências da Religião pelo Seminário Nazareno das Américas e convidado pelo Pr. Aguiar para compor sua equipe desde Janeiro de 2003, a qual atua como responsável pelo ministério de Grupos Pequenos)