Translate

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aliança com Deus: É Impossível, mas Deus Pode!


Texto Base: Gênesis 18: 1-15

Abraão recebe um chamado por Deus, em Gênesis 12 lemos como fora feito esse chamado por Deus, Deus pede a ele que deixasse tudo (terra, parentela, afazeres) e fosse para onde o lugar que Ele mostrasse para abençoá-lo, conforme Ele promete: “Sê tu uma bênção”. Esta promessa soou para Abraão como uma grande chama, e também nós, vivemos com uma promessa de Deus para nossas vidas.

O fato de termos promessas de Deus não indica que Deus não precisa nos tratar! Antes de abençoar Abraão, Deus precisava tratá-lo, prepará-lo para a dimensão das coisas que Deus tinha proposto em Seu coração para a vida do seu servo – Deus não dá armas para inconseqüentes. Muitas vezes é necessário passarmos pelo deserto, lugar onde nosso caráter é moldado e transformado por Deus; mas lembremos que os desertos que passamos não são para uma vida toda, é apenas uma preparação para chegarmos aos lugares altos que o Pai tem para nós. No caso de Abraão, este fora chamado na idade de setenta e cinco anos e esperou por dezenove para receber a promessa, um pouco atrasada devido ao projeto Ismael. Meu amado, não importa os empecilhos que a vida te colocar, Deus não desiste de você para que a Sua promessa se cumpra na tua vida e o Seu nome seja glorificado! Aleluia!

Analisando esta passagem da história de Abraão, podemos extrair quatro respostas para uma pergunta: Há alguma coisa impossível para Deus?

1ª. Resposta – Verso 1 – “O Senhor Apareceu a Abraão”

Perceba bem meu amado, que Deus se faz presente na vida de Abraão. Deus se revela para Abraão como um ser e mais dois anjos durante o período do dia de maior calor (muito intenso!). Mas note no Verso 2 “Abraão ergueu os olhos e viu”. Precisamos de colírio do Espírito Santo para ao invés de acharmos que nossa vida está um caos, começarmos a perceber que Deus está presente. Um dos nomes do nosso Deus é Emanuel – Deus conosco. Meu amado, você e eu não estamos sozinhos, abandonados! Deus é conosco! Em Mateus 28:20 está escrito:Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Você pode até ter sido jogado em uma fornalha,mas os teus adversários serão surpreendidos com quarto homem dela – o Deus Todo-Poderoso – que te dará o livramento.

2ª. Resposta – Verso 2 – “Prostrou-se ao chão”

Abraão era alguém que beija o pé - um adorador, um servo que se prostra diante do Todo-Poderoso e não diante das circunstâncias ao redor dele. Quantos de nós podemos glorificar a Deus hoje? Será que hoje você pode dizer a Deus em uma atitude de adoração, assim como Abraão: Pai, a minha vida está nas Tuas mãos e eu Te louvo porque Tu te fazes presente.” Aleluia!

3ª. Resposta – Deus também é um Deus de Promessas!

No verso oito lemos que todos se alimentaram e no verso dez que certamente Sarah teria um filho. A promessa de Deus para tua vida não está com o prazo expirado, ela irá se cumprir no tempo determinado por Deus. No verso onze, lemos que Abraão e Sarah enfrentavam impossibilidades para o cumprimento da promessa de Deus, pois estes eram avançados em idade – fisicamente debilitados – e até mesmo vemos Sarah rindo da situação (verso doze). Meu amado, muitos a sua volta e até você mesmo podem não acreditar no cumprimento de uma promessa estabelecida por Deus em tua vida, mas a Palavra de Deus é clara quando te diz, a ti e a mim também em Zacarias 4:6: E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. No verso catorze Deus pergunta a Abraão: Haveria alguma impossível ao Senhor? Meu amado, a situação pode parecer impossível, mas Deus tudo pode fazer! Em Gênesis 21:1 vemos a resposta de Deus a Abrãao - E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. Quando o Kairós de Deus se encontrar com o Cronos humano, o milagre vai se cumprir para que o nome Dele seja glorificado!

4ª. Resposta: Deus cumpre o que Ele fala!

Como lemos em Jeremias 1:12 - E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. – o Senhor não falha em cumprir o que nos promete. Em Eclesiastes 3:1, Deus nos faz lembrar que tudo tem o seu tempo para que cada promessa se cumpra - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Deus te abençoe hoje e sempre! É impossível, mas Deus pode!

(Montagem feita através do sermão pregado dia 29/07/2008, terça-feira, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, pelo Pr. Jocymar Fonseca, anotado por Lucas Tognolo)

(Jocymar B. Fonseca é formado pelo Seminário Nazareno em 1994 e faz parte da Equipe Pastoral da Igreja do Nazareno Central em Campinas desde 1995 na qual atua como pastor responsável pelo ministério de louvor e adoração e é líder do ministério Celebrai.)