Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cura Divina


Texto Base: Mateus 4: 23-25

A nossa fé precisa de algo externo (milagres, curas, sinais e prodígios) para que o nosso coração possa ser movido. Precisamos de algo além disso também: salvação. Todos nós compareceremos ao Tribunal de Cristo; e diante deste Tribunal, apenas uma condição será analisada para irmos ao Paraíso: se somos pecadores salvos ou não.

A cura divina tem o propósito de exaltar o nome do Senhor para algo maior, conforme lemos “Grandes multidões o seguiam”; por causa da cura divina, muitos creram em Cristo. Nossa função é a de proclamar o Evangelho e deixar Deus agir, pois não há limites para Ele! Se crermos, veremos a Glória Dele.

O ministério de Jesus consistia na pregação, no ensino e na cura por toda a Galiléia. Através da pregação era proclamado o Evangelho: Arrependei-vos porque está próximo o Reino. Jesus ensinava por meio de sinais e também curava. Conforme o versículo vinte e quatro, Ele curava doenças (físicas e/ou emocionais), enfermidades (patologia: doenças que se alojam na carne), endemoninhados (pessoas que o diabo faz ninho no coração para tirar a paz, tranqüilidade e a esperança; pois é para isto que ele veio, roubar, matar e destruir) e lunáticos (àqueles que mudam o comportamento de acordo com o ciclo da lua). Jesus curava toda sorte de doenças e enfermidades, e libertava toda sorte de males psíquicos; conforme lemos em Isaías 53:4 – “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças (...)”.

Após a ressurreição, Jesus se encontrou com seus discípulos e deixou a seguinte ordenança registrada no livro de Marcos 16: 15-18 – “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. Todo poder e autoridade estão no nome do Senhor Jesus! Deus te abençoe hoje e sempre.

(Montagem feita a partir do sermão pregado dia 24/08/2008, domingo pela noite, pelo Pr. L Aguiar Valvassoura, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo)

(L. Aguiar Valvassoura, Pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, SP, é preletor e conferencista em vários congressos e seminários nacionais e internacionais, bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Nazarena de Campinas – Brasil, doutor Honoris Causa pela Universidade Nazarena de Point Loma – EUA, é criador do Colégio Jaime Kratz e da Associação Nazarena Assistencial que atende hoje cerca de 310 crianças e é fundador do Ministério Mãos Estendidas)