Translate

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Romanos 5 - Justificados, Reconciliados e PAZ com Deus!


Texto Base: Romanos 5:1,11

Este é o texto através do qual Deus falou com Lutero, encorajando-o no movimento reformista; falou com Wesley, encorajando-o no movimento de avivamento na América; e apresenta um grande fundamento teológico para todos nós. Palavras fortíssimas como Justificação, Reconciliação, Salvos da Ira e Esperança, são palavras que encontramos ao ler este texto de Paulo que muito fala à corações.

Ao longo das Escrituras me chamam a atenção três livros: O Evangelho de João, narrando a vida sobrenatural de Jesus – começa descrevendo Cristo como o Verbo que sendo o próprio Deus, se fez homem e veio ao nosso meio para trazer-nos salvação. A Carta aos Romanos, relatando a profundidade da mente divina e o Livro de Apocalipse, “descortinando” para nós as coisas que estão para acontecer.

A reforma protestante, iniciada no século XVI, trouxe para nós hoje três termos que gostaria de compartilhar com vocês:

1º. – JUSTIFICAÇÃO – Ser feito Justo. É um ato forense da Justiça de Deus que precisava ser tratado e a Cruz representa este ato. Quando Cristo morreu, a Justiça de Deus se estendeu a toda a humanidade. Coisa Linda!

2ª. RECONCILIAÇÃO – Através da morte de Cristo fomos reconciliados com o Pai. O pecado do homem gera inimizade com Deus e a Cruz traz de volta a amizade que fora manchada pelo pecado; com uma das mãos Jesus pegou a nossa mão e com a outra, uniu-a com a mão de Deus. E a partir de então: “De agora em diante, NENHUMA condenação há para quem está em Cristo.”

3ª. PAZ – Romanos 5:1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos PAZ com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. Temos PAZ, não porque ofertamos com gratidão; não porque fazemos trabalhos voluntários na igreja; mas porque Jesus Cristo é a minha PAZ. Temos PAZ com Deus mediante o sangue do Cordeiro que foi vertido lá no Alto do Calvário, por mim e por ti! Louvado seja o nome Dele. E dessa forma, tendo paz, nos relacionamos bem com as pessoas ao nosso redor.

Se somos JUSTIFICADOS, RECONCILIADOS e temos PAZ com Deus; temos assegurada a VIDA ETERNA no paraíso! Ajuntemos com o s que crêem e anunciemos a Cristo a toda criatura. Deus os abençoe!


(Montagem feita a partir do sermão pregado dia 02/11/2008, domingo pela manhã, culto das 10:00, pelo Pr. L Aguiar Valvassoura, na Igreja do Nazareno Central de Campinas, anotado por Lucas Tognolo)

(L. Aguiar Valvassoura, Pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, SP, é preletor e conferencista em vários congressos e seminários nacionais e internacionais, bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Nazarena de Campinas – Brasil, doutor Honoris Causa pela Universidade Nazarena de Point Loma – EUA, é criador do Colégio Jaime Kratz e da Associação Nazarena Assistencial que atende hoje cerca de 310 crianças e é fundador do Ministério Mãos Estendidas)