Translate

quinta-feira, 11 de março de 2010

“Aprendendo as Lições que a Crise trás”


Texto Base: João 4:46,54

O cenário que lemos no texto é de um oficial do rei, alguém que possuía uma posição de destaque na sociedade e talvez uma fé duvidosa em Deus, devido a uma circunstância terrível que abalara a família dele, se viu sem ter para onde correr. Ouvindo falar de que Jesus estava vindo para a Galiléia, foi correndo ao encontro dEle para pedir ajuda. O homem estava aflito e buscava em Jesus ajuda para que pudesse ver um milagre!

Muitas vezes conosco não é diferente, estamos tão céticos que apenas buscamos a Deus quando estamos aflitos a fim de que Ele gere um milagre. Se tivermos fé de que Deus existe e é galardoador dos que O buscam, alcançam a benção e o favor de Deus naturalmente.

Devemos nos lembrar que Deus sempre age da maneira como Ele quer e no tempo que Ele desejar. Às vezes podemos achar que Ele só opera um milagre em certo lugares, mas Deus pode agir onde e na forma como lhe apraz, não importa o horário!

Um detalhe interessante na historia é que quando o homem estava no meio do caminho de volta para Cafarnaum, chegou a noticia que o filho dele havia sido curado – o milagre havia sido liberado! A cura não precisa ser gradual, é quando menos esperamos que ela vem. Basta Deus ver uma pequena fagulha no nosso coração para que Ele abra portas e restaure a nossa vida para que o nome dEle seja glorificado.

Três lições que aprendemos:

(1) Ter fé, mesmo em tempos de crise,
Quando tudo parece desmoronar: doença, falta de emprego ou crise na família; se crermos, Deus está pronto a nos atender. Quando crermos, veremos a glória dEle se manifestar! Acreditemos, ousemos declarar pela fé que mesmo mortos, Deus nos ressuscitará.
(2) A Crise nos traz lições,
A luta não nos deixa no mesmo lugar que ela nos pegou: Ou ela nos santifica mais, ou ela nos destrói mais. O nosso destino está nas mãos de Deus e cada luta serve como passaporte para a vitória que Ele tem para nossas vidas. Os amigos de Daniel apenas passaram pela fornalha, não ficaram por lá, e glorificaram ao Pai.
(3) Devemos Voltar para Casa.
Jesus apenas disse ao oficial do rei que voltasse para a casa dele porque o filho vivia. Alguém que estava acostumado a dar ordens, agora recebe uma palavra de Jesus e a obedeceu.

Não importa se os sonhos, os projetos ou a nossa família está doente. Hoje Deus diz para irmos até nossas casa porque tudo que está morto, agora vive!

Não há limites para Deus agir, seja no hospital, na casa ou no trabalho. Se crermos, veremos a glória dEle! Deus te abençoe.

(Pr. Jocymar Fonseca – sermão ministrado na Igreja do Nazareno Central – 26/01/2010)