Translate

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Fala, Pedro!!!


"Então se levantou Pedro..." (Atos 2:14).


Eu gosto quando o Espírito Santo levanta o fracassado, o caído! Pedro, mesmo envergonhado por ter negado Jesus três vezes, levantou-se, não mais para negar, mas para glorificar o nome do Senhor Jesus, para falar das grandezas e das maravilhas de Deus. É isto que o Espírito Santo faz quando Ele batiza o crente: Ele o levanta.

Deus quer levantar você também, ungir sua vida, onde você estiver agora, no lugar onde você vive. Talvez você seja alguém que já falhou, que já caiu e ninguém lhe daria uma outra oportunidade, mas Deus é especialista em pegar sucatas e transformar em obras de arte para a Sua glória.

Assim aconteceu a Pedro, que se levantou e proclamou o nome do Senhor Jesus diante daquela multidão. Estudando este texto vemos a partir de Atos 2:29 como Pedro define Jesus, como falam as profecias. Diz que todas as palavras proféticas convergiram para Jesus, e de como Ele foi o varão ungido por Deus. Essa teologia não se aprende com ninguém, não se copia de nenhuma igreja, mas é a teologia da Bíblia. Quando você está cheio do Espírito Santo, Ele o guia para a verdade e Jesus é esta verdade, como está escrito: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida..." (João 14:6).

Pedro estava terminando o seu sermão quando alguém, no meio da congregação, levanta a voz e pergunta: "O que faremos, então, irmãos?". Se fosse uma dessas igrejas com horário controlado, Pedro diria: "Volta no próximo domingo, porque o culto já acabou". Mas ele disse: "Arrependei-vos e cada um de vós creia no Senhor Jesus e sejam batizados para remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo".

A palavra de Pedro cai com tanto poder sobre a vida daquelas pessoas que, naquele primeiro apelo evangelístico, quase 3.000 pessoas aceitaram a Jesus e foram batizadas.

Quantas vezes Pedro negou Jesus? Três. Mas Jesus usa uma matemática impressionante. No primeiro apelo de Pedro, 3.000 se converteram, o que significa que a sua falha é compensada mil vezes pelas bênçãos de Deus.

Pensamento: Deus quer levantar você no lugar onde você vive.

Oração: Pai, usa-me completamente para que muitos Te conheçam como eu Te conheci. Em nome de Jesus, amém!


Este devocional faz parte integrante do livro
Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

(L. Aguiar Valvassoura, Pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas, SP, é preletor e conferencista em vários congressos e seminários nacionais e internacionais, bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Nazarena de Campinas – Brasil, doutor Honoris Causa pela Universidade Nazarena de Point Loma – EUA, é criador do Colégio Jaime Kratz e da Associação Nazarena Assistencial que atende hoje cerca de 310 crianças e Fundador do Ministério Mãos Estendidas.)